
UNIFOR-MG RECEBE CIRCUITO MINEIRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O AGRO
quinta-feira, 28 de agosto de 2025.
No dia 26 de agosto, o Centro Universitário de Formiga sediou o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro, evento que atraiu mais de 200 participantes. Com o tema “Agropecuária de precisão e sustentabilidade”, o evento contou com a presença de personalidades ilustres da região em uma programação variada, incluindo palestras, painéis e pitches de startups.
O Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Leonardo Acurcio Borges, ressaltou os benefícios que os alunos puderam receber neste dia de aprendizado: ”Este Circuito vem rodando por várias cidades e eles entenderam que Formiga pode receber o evento e fomos acionados para sediar este grande marco aqui, no UNIFOR-MG. Foi muito bom, porque tivemos diversas entidades presentes, como a EMATER, a Prefeitura está em peso, EPAMIG ITAP trouxe o drone para demonstração, bancos parceiros patrocinando o evento, pesquisadores, produtores e o alunado. Então, foi um evento que trouxe um monte de soluções empresariais dentro desta questão da inovação e os alunos puderam ver de perto coisas aplicáveis na prática, foi muito enriquecedor”, afirmou.
A primeira palestra foi do médico-veterinário e pesquisador Luigi Francis Lima Cavalcanti, que apresentou as aplicações práticas da inovação na pecuária de precisão. Cavalcanti explicou como tecnologias de monitoramento e inteligência artificial estão revolucionando a produção de carne e leite, tornando o processo mais eficiente e sustentável: “Hoje estou dando alguns passos desde a concepção de soluções para a pecuária de precisão e alguns exemplos de aplicação prática”, afirmou.
Jhonny Ribeiro Leal trouxe uma apresentação técnica sobre a legislação das aeronaves pilotadas remotamente : “A importância disto para o agronegócio mineiro é muito crescente e com toda esta tecnologia que vem aumentando, como o uso de drones na pecuária e agricultura, na utilização de defensivos, herbicidas, sementes e adubações, tudo isto precisa ter uma Legislação. Eu vou falar um pouco sobre ela e quais os órgãos responsáveis em fazer sua implementação”.
A CEMIG também teve um papel importante no evento ao apresentar o programa CEMIG AGRO, que oferece soluções energéticas sustentáveis para propriedades rurais, como painéis solares e linhas de crédito específicas para o agronegócio. O representante Cérgio Luiz Maia falou com nossa equipe sobre o programa: “A CEMIG está aqui porque a inovação no agro precisa de energia, né? O CEMIG AGRO volta os olhos para o cliente do agronegócio, o cliente que é mais afetado pelas redes porque são longas distâncias, são redes rurais. Então, a gente quer fomentar este agronegócio, queremos deixar de ser uma barreira para sermos uma ponte”, completou.
A tarde foi marcada pelo painel de pitches de startups, onde empresas como Dronefy, MM Sol, StarterCult e AQUi9 apresentaram soluções inovadoras para o campo, como mapeamento aéreo com drones, sistemas de irrigação automatizados e plataformas de gestão agrícola. Outro ponto alto foi a roda de conversa “Histórias de quem já transformou sua produção com tecnologia”, com produtores premiados compartilhando experiências reais de inovação no campo.
O evento foi encerrado com o “Café com Tecnologia”, um momento de interação entre produtores, pesquisadores e investidores, que também contou com a degustação de produtos da agricultura familiar local. Além disso, o espaço de networking proporcionou novas parcerias e conexões entre os diferentes atores do setor agropecuário.
Com entrada gratuita e inscrições prévias esgotadas, o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro foi um sucesso, não apenas pela qualidade das apresentações, mas também pela criação de um ambiente fértil para a troca de ideias e o fortalecimento da sustentabilidade e inovação no setor agrícola.