icone buscar
XIII ENAFISIO É MARCADO PELA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO UNIFOR-MG

XIII ENAFISIO É MARCADO PELA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO UNIFOR-MG

segunda-feira, 06 de outubro de 2025.
XIII ENAFISIO É MARCADO PELA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO UNIFOR-MG

O XIII Encontro Acadêmico de Fisioterapia do UNIFOR-MG (ENAFISIO) reuniu estudantes, professores e profissionais da área nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”. Com o tema central “Inovação e tecnologia na Fisioterapia + PBE”, o evento celebrou também os 20 anos do curso de Fisioterapia da instituição, consolidando-se como um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da profissão.

“O curso começou em 2005, com a primeira turma e, hoje, já temos dezoito turmas formadas, são mais de 500 profissionais fisioterapeutas colocados no mercado de Formiga e região, todos muito bem capacitados por professores de altíssimo nível,  sem contar com essa infraestrutura que o UNIFOR-MG oferece para os nossos alunos”, compartilhou o Prof. Me. Wellerson Costa Faria, Coordenador do curso. 

A abertura do evento foi realizada por alunos que fizeram parte da comissão organizadora e foi marcada por diversas homenagens à ex-coordenadores do curso, membros da diretoria do Centro Universitário e professores do curso. 

“O curso resolve muitas questões de saúde na população de Formiga, porque temos convênio com o SUS, já tivemos convênio com outras instituições para gratuidade e é um dos nossos melhores laboratórios. E a nossa relação com o SUS é ótima, porque além do aluno atender o paciente, ele desenvolve também suas habilidades na CLIFOR. Este evento já é tradicional, já faz parte da instituição e do próprio curso”, destacou o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antônio de Souza Leão. 

A primeira noite do ENAFISIO contou com a palestra do fisioterapeuta Dr. Álvaro César de Oliveira Penoni, que destacou a relevância da atualização constante no campo da saúde: “Eu vou trazer algumas atualizações sobre o trabalho de força muscular, fortalecimento, o que a literatura tem trazido, quais conceitos já mudaram com as pesquisas”, afirmou ele. 

Tendo sido o primeiro coordenador do curso de Fisioterapia no UNIFOR-MG e um dos homenageados da noite, Álvaro também falou sobre a sensação de pertencimento ao voltar à instituição: “Me traz muitas recordações, são vinte anos que se passaram, mas me lembro muito bem como o Centro abraçou o curso quando começamos, como foi valorizado na época, tenho muitas lembranças felizes. E, voltando agora, é a segunda vez que tenho oportunidade de vir desde a minha saída e é impressionante, porque sinto que aqui as pessoas trabalham com seriedade e as amizades que são feitas são muito concretas, eu fico muito feliz de ver os frutos”, completou ele. 

Na mesma noite, o pesquisador Dr. Ronaldo Henrique Cruvinel Júnior, egresso do curso, trouxe uma abordagem voltada à prática clínica baseada em evidências e deixou um conselho para os futuros profissionais do curso: “Eu tive uma oportunidade muito grande enquanto formando de participar do ENAFISIO, então, é um prazer muito grande estar voltando ao UNIFOR-MG, minha casa, desta vez como palestrante e meu conselho, principalmente para quem gostaria de ir para a área acadêmica, é tentar o contato com a pesquisa o quanto antes e o UNIFOR-MG proporciona isto”.

O segundo dia do encontro foi marcado pela diversidade de temas. A fisioterapeuta egressa Lorena Cravo apresentou novas possibilidades de atuação da profissão. “Eu vim do UNIFOR-MG e estou trazendo um pouco do meu trabalho, como evoluí como profissional e vou falar sobre como estamos utilizando a tecnologia em nossas avaliações e como isto tem se encaixado no contexto da corrida, do esporte”, disse.

Encerrando a programação, o Dr. José Avelino de Melo Júnior, diretor-secretário do CREFITO-4 MG, trouxe uma reflexão sobre o momento em que a profissão se encontra: “Principalmente no pós-pandemia, a nossa profissão tomou uma grande ascensão, foi um momento difícil para a sociedade, mas ela continuou crescendo. Então, hoje, nós podemos dizer que a fisioterapia está no real grau de magnitude que ela merece e sempre falo para nossos colegas e futuros colegas que a busca incessante pelo conhecimento é o diferencial. O conhecimento técnico-científico por si só já não basta, hoje temos que prezar também pelo conhecimento de gestão, mercado, conscientização política, conhecer as leis da Fisioterapia e por último, mas não menos importante, a ética profissional”, apontou.

Com palestras, debates enriquecedores e inovação, o XIII ENAFISIO celebrou não apenas os vinte anos do curso de Fisioterapia, mas também o papel transformador do Centro Universitário em Formiga e região. 

fique por dentro

UNIFOR-MG DIVULGA VAGA DE MONITORIA PARA MEDICINA VETERINÁRIA
2 de outubro de 2025

UNIFOR-MG DIVULGA VAGA DE MONITORIA PARA MEDICINA VETERINÁRIA

MOSTRA DE PROFISSÕES 2025 DO UNIFOR-MG INSPIRA FUTUROS UNIVERSITÁRIOS
2 de outubro de 2025

MOSTRA DE PROFISSÕES 2025 DO UNIFOR-MG INSPIRA FUTUROS UNIVERSITÁRIOS

ALUNOS DE ENFERMAGEM DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE AULAS PRÁTICAS DE GENÉTICA E EMBRIOLOGIA
2 de outubro de 2025

ALUNOS DE ENFERMAGEM DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE AULAS PRÁTICAS DE GENÉTICA E EMBRIOLOGIA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.