icone buscar
Demonstração inédita no UNIFOR-MG é realizada por professores de Química

Demonstração inédita no UNIFOR-MG é realizada por professores de Química

segunda-feira, 22 de novembro de 2010.
Demonstração inédita no UNIFOR-MG é realizada por professores de Química

 

Os professores do curso de Química, Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida e Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, realizaram uma demonstração inédita aos alunos do curso. O processo proporcionou uma mudança de coloração em gemas destinadas à joalheria e à produção de cal, a partir da calcita. Para que tal alteração fosse possível, os professores utilizaram um forno digital denominado MUFLA, que permite o aquecimento e calcinação programável de espécies orgânicas e inorgânicas.

Os professores do curso de Química do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida e Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, realizaram uma demonstração inédita aos alunos do curso. O processo proporcionou uma mudança de coloração em gemas destinadas à joalheria e à produção de cal, a partir da calcita.

Segundo o Prof. Anísio, “o íon ferro ferroso (Fe++) é o responsável pela cor roxa da ametista. Ao ser aquecido, o ferro sofre oxidação e passa a Fe+++, o qual confere a cor amarelo-alaranjada ao produto final, vendido como citrino (existem citrinos naturais)”, explica.

Para que tal alteração fosse possível, os professores utilizaram um forno digital denominado MUFLA, que permite o aquecimento e calcinação programável de espécies orgânicas e inorgânicas. No experimento, a temperatura do aparelho foi elevada, de forma controlada, a 600ºC, durante 90 minutos. Os responsáveis pela demonstração explicam que o processo de aquecimento de minerais para mudança de coloração é uma prática comum no mercado de jóias. “O bombardeio com raios-X também é utilizado para mudança de coloração em topázios incolores, os quais ficam azuis depois do processo. Diamantes, esmeraldas, rubis e várias outras gemas recebem tratamentos variados para melhorar sua aparência. Já a calcita foi aquecida, de maneira controlada, até a temperatura de 850ºC, quando perdeu CO2 e resultou em CaO (Cal virgem), modificando também o seu arranjo estrutural”, contam.

A variação de cores que os cristais apresentam, em função do elemento metálico e do grau de oxidação no interior do arranjo unitário do cristal, atrai a atenção dos seres humanos sobre esses materiais desde tempos imemoriais. Os professores explicam que, “quimicamente, o que ocorre no experimento é que, o íon ferroso (Fe++) possui números de coordenação 4 e 6, o que confere ao íon uma conformação octaédrica e bandas de absorção de energia mais intensas, as quais resultam na coloração característica. Ao sofrer aquecimento, o metal recebe energia suficiente para realizar uma transição para um arranjo mais simétrico, assim, a banda de absorção de energia passa a ser diferente”.

Outras espécies
Outras espécies minerais também apresentam características interessantes, devido à presença de elementos metálicos. Uma dessas espécies é a Alexandrita, cujo nome é uma homenagem ao czar russo Alexandre. Os primeiros cristais foram descobertos em minas de esmeralda, perto do rio Tokovaya, nos Urais. A descoberta foi feita no dia em que o futuro czar completava 16 anos. O curioso da Alexandrita são suas cores, o vermelho e o verde, as cores principais da antiga Rússia Imperial, que, inevitavelmente, se tornou a pedra nacional da Rússia czarista. Devido à sua composição química, a Alexandrita é muito rara. É uma variedade do mineral crisoberilo (BeAl2O4). O ferro, o titânio e o cromo são as impurezas principais que promovem essa mudança de cor espetacular (verde sob a luz natural e vermelho sob luz artificial). Raramente, o vanádio também pode provocar tal mudança.

Outro exemplo é o das turmalinas, as quais formam cristais em vívidos matizes e, muitas vezes, com mais de uma cor no mesmo cristal. Existem variedades de turmalinas caríssimas de cores azuis claras, azuis-turquesas, azuis “neon” (fluorescentes), azuis esverdeadas, azuis violáceas e verdes-esmeralda, devido, principalmente, aos teores de cobre e manganês presentes. São denominadas “Paraíbas” e apresentam cobre em sua constituição. Essa singularidade causa um matiz mais atraente, tons mais claros e saturação mais forte que os usualmente observados em turmalinas azuis e verdes de outras procedências. Tais matizes azuis e verdes estão intimamente relacionados à presença do elemento cobre, em teores de até 2,38 % CuO (óxido de cobrg), bem como a vários processos complexos envolvendo &iacwte;ons Fe++ e Fe+++ e às transferências de carga de Fe++ para Ti4+ e Mn++ para Ti4+. Os matizes violetas avermelhados e violetas, por sua vez, devem-se aos teores anômalos de manganês.

Segundo os professores, “a interdisciplinaridade é, indiscutivelmente, uma preciosidade do reino mineral, se nos permitem a ousadia, pois o entendimento da ciência não é fragmentado, e sim interdependente das diferentes disciplinas que a constituem. Geologia, matemática, letras, física, química, biologia e outras partes da ciência não são completas sozinhas, dependem uma da outra. Nesse imenso quebra-cabeça do conjecimento, cabe aos tutores do scber enfatizar ao aluno a importância de se ligar o que é apreendido em todas as disciplinas e como isso vai auxiliá-lo em seu futuro profissional. Experimentos simples e demonstráveis visualmente permitem aos mestres tratar a interdisciplinaridade como uma questão casual, e não um desafio a ser vencido, fato que é atestado, diariamente, pelos nossos alunos”, encerram.

{mosimage}
Os professores junto aos alunos do curso

{mosimage} 
Quartzo Ametista

fique por dentro

PIMENTA RECEBE UNIFOR-MG NA PRAÇA COM DIVERSOS SERVIÇOS POPULARES
12 de maio de 2025

PIMENTA RECEBE UNIFOR-MG NA PRAÇA COM DIVERSOS SERVIÇOS POPULARES

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.