
Alunos de Fisioterapia participam de atividades de promoção de saúde
terça-feira, 23 de novembro de 2010.
Os acadêmicos de Fisioterapia distribuíram folders explicativos sobre as Disfunções Crânio Mandibulares, aplicaram um questionário para identificar possíveis portadores de disfunções, além de darem orientações sobre formas de prevenção e tratamento. As atividades dos estudantes fizeram parte do Projeto “Conscientização e Educação Solidária nas Disfunções Temporomandibulares (DTM)”, voltado para adolescentes, adultos e idosos do município.
Na ocasião, participaram os acadêmicos do 8º período: Débora Azevedo Moreira, Daniele Meneses Vital, Maryna Santos Vieira, Ana Paula Guimarães e Luiz Carlos Garcia de Carvalho.
Conforme informou o Prof. André Carvalho Costa, supervisor de estágio, aproximadamente 70% da população mundial tem ao menos um sinal de Disfunção Crânio Mandibular, contudo apenas um quarto das pessoas estão realmente cientes ou relatam algum sintoma, e somente 5% procuram tratamento. “A fisioterapia representa um grupo de ações de suporte, importantes para o reconhecimento do problema e o sucesso do tratamento de pacientes com DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular). Sendo assim, devido ao escasso conhecimento da população sobre as disfunções temporomandibulares e os diversos malefícios que elas podem proporcionar à saúde, torna-se fundamental promover uma iniciativa educacional, voltada para realização de atividades que visam prevenir, informar e orientar indivíduos da comunidade sobre esse problema.
O Projeto Câmara Itinerante tem como objetivo aproximar e integrar as comunidades das ações do Poder Legislativo municipal.