
Alunos de Ciências Biológicas realizam visita técnica à Serra do Cipó
quinta-feira, 08 de setembro de 2011.
Na oportunidade também pode ser visto o estado de conservação do Parque Nacional da Serra do Cipó, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com a Profa. Ms. Cláudia, “a importância deste tipo de visita, é que o aluno pode ver in loco o que é falado em sala, nas aulas de Ecologia, podendo, assim, assimilar as aulas teóricas com a realidade dos ambientes naturais. Os estudantes puderam observar as espécies vegetais mais comuns do cerrado mineiro, e também, as consequências do grande período sem chuvas por que passa a região, como, por exemplo, verificando o nível dos rios que passam pela Serra do Cipo, e deságuam no Rio das Velhas”.
Parque Nacional da Serra do Cipó
No início dos anos 70 foi pleiteada a criação de um parque para proteger as belezas naturais da Serra do Cipó. Após estudos da flora e fauna e elaboração de um detalhado levantamento da área, em 1978 o parque estadual foi criado.
O Parque possui uma área de 33.800 hectares que corresponde à superfície total da cidade de Belo Horizonte, um perímetro de 154 quilômetros, está localizado na área central do estado de Minas Gerais, na parte sul da cordilheira do Espinhaço, envolvendo terras dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.
Os alunos de Ciências Biológicas e a Profa. Ms. Cláudia Nogueira