icone buscar
Acadêmicos de Educação Física participam de seminário em Passos

Acadêmicos de Educação Física participam de seminário em Passos

sexta-feira, 28 de junho de 2013.
Acadêmicos de Educação Física participam de seminário em Passos

 
Um grupo de alunos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) do UNIFOR-MG participou do seminário “O trabalho docente em Educação Física face às atuais políticas públicas na educação básica das regiões Centro-Oeste e Sul de Minas Gerais: repercussões nas instituições formadoras”, realizado no dia 8 de junho, em Passos.

Um grupo de alunos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) do UNIFOR-MG participou do seminário “O trabalho docente em Educação Física face às atuais políticas públicas na educação básica das regiões Centro-Oeste e Sul de Minas Gerais: repercussões nas instituições formadoras”, realizado no dia 8 de junho, em Passos.
O seminário foi promovido pelo Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física de Minas Gerais (CONDIESEF-MG) e pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), com o apoio do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6).
A delegação do UNIFOR-MG foi composta por 26 alunos, acompanhados pelo Prof. Ms. Ricardo Wagner de Mendonça Trigo e pelo coordenador dos cursos de Educação Física, Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho.
O evento teve como finalidade reunir professores das instituições formadoras, acadêmicos, profissionais vinculados às redes de ensino das cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas Gerais para a discussão em torno das questões relativas à caracterização do trabalho do professor de Educação Física nas atuais políticas públicas de educação nessas regiões, os aspectos que envolvem o desenvolvimento de estágios, prática docente e a percepção de formadores e estagiários no campo sobre o processo de trabalho do professor de Educação Física, além da análise das atuais políticas da educação municipal e estadual, bem como suas implicações sobre o trabalho docente em Educação Física e para as instituições formadoras.
Após a abertura do seminário, pela manhã, os acadêmicos foram divididos em quatro grupos de trabalho temáticos (GTT) para a discussão e formulação de propostas sobre as seguintes temáticas: GTT1 – “A descaracterização do trabalho do professor de Educação Física nas atuais políticas públicas de educação da região Sudoeste e Sul de Minas Gerais”, GTT 2 – “Estágios e prática docente como elementos centrais da formação”, GTT 3 – “Projetos escolares x aula de Educação Física escolar: mediações necessárias” e GTT4 – “Projeto de extensão: uma fonte rica para a prática de esporte e lazer”.
O curso de licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de Formiga ficou responsável pelo andamento e mediação do GTT 3. O Prof. Ms. Ricardo Wagner de Mendonça Trigo proferiu uma palestra sobre “Projetos Interdisciplinares e as aulas de Educação Física”.
No período da tarde, foi realizada uma mesa redonda entre professores e autoridades para debater as propostas dos GTTs e, em seguida, a mesa redonda foi aberta a todos os participantes para debater o artigo 4º da Resolução da SEE/MG nº. 2.253/2013, que retira as aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental e transfere a responsabilidade desse conteúdo para os professores gerentes de turma.
“Temos a certeza de que a participação dos discentes do curso de licenciatura em Educação Física do UNIFOR-MG teve saldo altamente positivo para a formação de futuros profissionais de qualidade e senso crítico apurado, reforçando os objetivos e metas do Centro Universitário de Formiga”, ressaltou o Prof. Ms. Ricardo Wagner de Mendonça Trigo.
Para o aluno Danilo, do 7º período de Educação Física – Bacharelado, que foi convidado a participar do seminário devido à sua intenção em cursar Licenciatura, “mesmo estando concluindo o curso de Educação Física Bacharelado, o seminário, que é voltado para Licenciatura, foi de grande contribuição para analisarmos nossas condutas como educadores físicos, visto a grande troca de informações e conhecimento adquirido. Acrescentou muito na minha formação”.
Segundo a aluna Natália, do 1º período de Educação Física – Licenciatura, “o seminário serviu para nos conscientizarmos de que temos, cada vez mais, que juntar forças e mostrar para nossas autoridades que, se não houver investimentos e incentivos à prática de atividades físicas e, principalmente, às aulas de  Educação Física, quando algumas crianças têm seus primeiros contatos com o desenvolvimento motor e a prática do esporte, a tendência é que as crianças e adolescentes trilhem caminhos que não condizem com uma formação moral do bem, especialmente, se analisarmos as atuais Políticas Públicas aplicadas à Educação Básica”.
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage} 
 
Os alunos de Educação Física puderam assistir debates sobre diversos temas

fique por dentro

PROJETO “PSICOLOGIA EM CENA” PROMOVE DEBATE ATRAVÉS DA SÉRIE “ADOLESCÊNCIA”
23 de maio de 2025

PROJETO “PSICOLOGIA EM CENA” PROMOVE DEBATE ATRAVÉS DA SÉRIE “ADOLESCÊNCIA”

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR COM O TEMA “A PSICOLOGIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS MULHERES”
22 de maio de 2025

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR COM O TEMA “A PSICOLOGIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS MULHERES”

ENGEMILLE ENGENHARIA OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ENGENHARIA CIVIL
22 de maio de 2025

ENGEMILLE ENGENHARIA OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ENGENHARIA CIVIL

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.