
Acadêmicos de Educação Física participam de seminário em Passos
sexta-feira, 28 de junho de 2013.
Um grupo de alunos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) do UNIFOR-MG participou do seminário “O trabalho docente em Educação Física face às atuais políticas públicas na educação básica das regiões Centro-Oeste e Sul de Minas Gerais: repercussões nas instituições formadoras”, realizado no dia 8 de junho, em Passos.
Um grupo de alunos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) do UNIFOR-MG participou do seminário “O trabalho docente em Educação Física face às atuais políticas públicas na educação básica das regiões Centro-Oeste e Sul de Minas Gerais: repercussões nas instituições formadoras”, realizado no dia 8 de junho, em Passos.
O seminário foi promovido pelo Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física de Minas Gerais (CONDIESEF-MG) e pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), com o apoio do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6).
A delegação do UNIFOR-MG foi composta por 26 alunos, acompanhados pelo Prof. Ms. Ricardo Wagner de Mendonça Trigo e pelo coordenador dos cursos de Educação Física, Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho.
O evento teve como finalidade reunir professores das instituições formadoras, acadêmicos, profissionais vinculados às redes de ensino das cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas Gerais para a discussão em torno das questões relativas à caracterização do trabalho do professor de Educação Física nas atuais políticas públicas de educação nessas regiões, os aspectos que envolvem o desenvolvimento de estágios, prática docente e a percepção de formadores e estagiários no campo sobre o processo de trabalho do professor de Educação Física, além da análise das atuais políticas da educação municipal e estadual, bem como suas implicações sobre o trabalho docente em Educação Física e para as instituições formadoras.
Após a abertura do seminário, pela manhã, os acadêmicos foram divididos em quatro grupos de trabalho temáticos (GTT) para a discussão e formulação de propostas sobre as seguintes temáticas: GTT1 – “A descaracterização do trabalho do professor de Educação Física nas atuais políticas públicas de educação da região Sudoeste e Sul de Minas Gerais”, GTT 2 – “Estágios e prática docente como elementos centrais da formação”, GTT 3 – “Projetos escolares x aula de Educação Física escolar: mediações necessárias” e GTT4 – “Projeto de extensão: uma fonte rica para a prática de esporte e lazer”.
O curso de licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de Formiga ficou responsável pelo andamento e mediação do GTT 3. O Prof. Ms. Ricardo Wagner de Mendonça Trigo proferiu uma palestra sobre “Projetos Interdisciplinares e as aulas de Educação Física”.
No período da tarde, foi realizada uma mesa redonda entre professores e autoridades para debater as propostas dos GTTs e, em seguida, a mesa redonda foi aberta a todos os participantes para debater o artigo 4º da Resolução da SEE/MG nº. 2.253/2013, que retira as aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental e transfere a responsabilidade desse conteúdo para os professores gerentes de turma.
“Temos a certeza de que a participação dos discentes do curso de licenciatura em Educação Física do UNIFOR-MG teve saldo altamente positivo para a formação de futuros profissionais de qualidade e senso crítico apurado, reforçando os objetivos e metas do Centro Universitário de Formiga”, ressaltou o Prof. Ms. Ricardo Wagner de Mendonça Trigo.
Para o aluno Danilo, do 7º período de Educação Física – Bacharelado, que foi convidado a participar do seminário devido à sua intenção em cursar Licenciatura, “mesmo estando concluindo o curso de Educação Física Bacharelado, o seminário, que é voltado para Licenciatura, foi de grande contribuição para analisarmos nossas condutas como educadores físicos, visto a grande troca de informações e conhecimento adquirido. Acrescentou muito na minha formação”.
Segundo a aluna Natália, do 1º período de Educação Física – Licenciatura, “o seminário serviu para nos conscientizarmos de que temos, cada vez mais, que juntar forças e mostrar para nossas autoridades que, se não houver investimentos e incentivos à prática de atividades físicas e, principalmente, às aulas de Educação Física, quando algumas crianças têm seus primeiros contatos com o desenvolvimento motor e a prática do esporte, a tendência é que as crianças e adolescentes trilhem caminhos que não condizem com uma formação moral do bem, especialmente, se analisarmos as atuais Políticas Públicas aplicadas à Educação Básica”.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
Os alunos de Educação Física puderam assistir debates sobre diversos temas