
BIOMEDICINA: A PROFISSÃO DO FUTURO
segunda-feira, 16 de outubro de 2017.
O Biomédico formado pelo Centro Universitário de Formiga é habilitado para o exercício de Análises Clínicas, com potencialidades para atuar em diversas áreas, como citologia clínica e oncótica, análises hematológicas, banco de sangue e perfusão extracorpórea, análises e pesquisas envolvendo DNA, análises de alimentos, análises ambientais, psicobiologia, reprodução humana, acupuntura, imagenologia, bioinformática, dentre outras.
De acordo com a coordenadora da graduação, Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa, esse profissional acompanha os avanços científicos e tecnológicos e é pautado pelos princípios éticos e pela compreensão da realidade social, cultural e econômica, desempenhando seu papel para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Segundo a coordenadora, o Biomédico é mais requisitado para Análises Clínicas, mas conta com 37 áreas de trabalho, permitindo migrar para os demais segmentos mediante formação complementar. Ela afirmou que o curso do UNIFOR-MG obteve nota 4 em seu processo de reconhecimento e que a Instituição dispõe de amplos e equipados laboratórios que permitem aulas práticas diversificadas, do primeiro ao último período.
A Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa explicou que o estudante vivenciará o dia a dia do profissional no Laboratório de Parasitologia, Fisiopatologia da Reprodução e Análises Clínicas, no Laboratório de Anatomia e Patologia, no Laboratório de Microbiologia, no Laboratório de Microscopia, no Laboratório de Química e Bioquímica e no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
A coordenadora citou ainda que o UNIFOR-MG dispõe do Centro de Análises de Águas e Resíduos (CENAR), do Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Tecnologia de Alimentos e dos Laboratórios de Informática. Ela falou também sobre a Biblioteca da Instituição, que possui vasto acervo, e elogiou o corpo docente qualificado, com professores Mestres e Doutores.
“O UNIFOR-MG é reconhecido com nota 4 do Ministério da Educação e se destaca na região por contribuir com a formação do Biomédico, que é o profissional do futuro”, ressaltou.
A principal área de atuação está envolvida com diagnóstico básico da área da saúde, que apresenta alta demanda, como as análises clínicas e o diagnóstico por imagem em clínicas e hospitais. Ele conta com cargos em concursos públicos em hospitais, na Polícia Federal, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Secretarias de Saúde e na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).
A Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa destacou ainda que o Biomédico pode trabalhar em indústrias com produção de vacinas, produtos biotecnológicos, análises de alimentos e análises de contaminações microbiológicas.
“Também tem sido solicitado em diferentes áreas, como na pesquisa por novos medicamentos e outros produtos médicos. Boas perspectivas surgem nas áreas de citopatologia, toxicologia, reprodução humana, hematologia e em clínicas especializadas em quimioterapia”, comentou.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Turno: Noturno
Vagas: 45
Reconhecimento: Portaria MEC/SERES 1.012, de 25 de setembro, publicada no DOU de 27/09/2017.