
ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA PARTICIPAM DO PROJETO SÁBADO GEOLÓGICO
quarta-feira, 27 de março de 2019.
Alunos do 1° período de Engenharia Agronômica participaram, no dia 16 de março, de uma atividade de campo. A ação faz parte do Projeto Sábado Geológico, que existe desde 2004 e tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica do conhecimento da geologia regional.
Os trabalhos foram ministrados pelo Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca na cachoeira do pontilhão de ferro, que liga o Bairro Santo Antônio ao final da Avenida Tabelião Juca Almeida, no Bairro Alvorada, em Formiga.
De acordo com o professor, os discentes conheceram afloramentos de rochas gabróicas saussuritizadas, migmatitos e fragmentos piroxeníticos-anfibolíticos de câmara magmática, parcialmente digeridos pelo neossoma. Ele disse que o grupo também verificou fraturamentos isostáticos, gerados pelo soerguimento de imensas massas rochosas que aceleram os processos erosivos nas rochas da região. “O mais importante dos fraturamentos, diaclasamentos, é o da própria cachoeira que impede as cheias do Rio Formiga de ficarem estagnadas por muito tempo, visto que o escoamento da água se dá com rapidez em direção ao Bairro Vargem Grande”, explicou.
Segundo o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, os alunos perceberam as consequências negativas da interferência humana na paisagem natural, por meio de um processo erosivo em um morro onde há um loteamento. Ele informou que esse solo é derivado de migmatito, enquadrando-se em Neossolos litólicos e Cambissolos, muito friáveis e susceptíveis à erosão. “Os acadêmicos verificaram ainda o dramático rebaixamento da calha do rio Formiga, devido à ausência de mata ciliar e à retirada abusiva de areia”, constatou.
A coordenadora da graduação em Engenharia Agronômica, Profa. Dra. Fernanda Castro, ressaltou seu incentivo a trabalhos práticos. Ela afirmou que o curso exige dos estudantes conhecimentos de campo, como geológicos, que serão base para atividades relacionadas à pedologia, manejo e conservação do solo, fertilidade e nutrição, irrigação e drenagem, física do solo, entre outras.
“As aulas práticas, como as desenvolvidas no Projeto Sábado Geológico, complementam o curso, trabalham a interdisciplinaridade e abrem a visão dos estudantes sobre as possibilidades de atuação profissional”, salientou a coordenadora.