icone buscar
AGROXPERIENCE É REALIZADO NO UNIFOR-MG POR ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

AGROXPERIENCE É REALIZADO NO UNIFOR-MG POR ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

quarta-feira, 29 de novembro de 2023.
AGROXPERIENCE É REALIZADO NO UNIFOR-MG POR ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

Foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro o AgroXperience, um evento organizado pelos professores Dr. Vitor Oliveira Rodrigues e Dr. Mário Mário Roberto Nogueira Colares, com o apoio dos alunos e do coordenador do curso Prof. Dr. Adriano Alves Silva. 

As atividades ocorreram na Praça de Alimentação do Prédio 1 e contou com a participação de diversas empresas da área. A proposta do evento foi, inicialmente, a comemoração dos 10 anos do curso, mostrando o curso para o público. Também trouxe uma abordagem voltada para a questão da presença de mulheres no agronegócio por meio de uma palestra com a participação de uma egressa do UNIFOR-MG que atua na área e de uma extensionista. 

O evento também contou com outras palestras voltadas para temas sobre como é feita a distribuição de insumos, como é feito o projeto de captação de recurso para o produtor, fertilidade do solo, entre outros. Na Praça de Alimentação foi organizada a feira “Terra Fértil” com exposição de empresas da área, onde profissionais de recursos humanos de cada empresa estavam a disposição para receber os alunos e o público, tirar dúvidas sobre a profissão e discutir oportunidades de atuação no mercado. Essa iniciativa reforçou o vínculo que o aluno deve ter com o mercado para garantir uma boa colocação após a conclusão do curso.

O palestrante Marcelo Picinin, que atua na empresa Garantia Agronegócios, trouxe um pouco da sua experiência de mercado de trabalho para os alunos. Ele explicou: “A ideia é dar um panorama geral sobre o que é um sistema de distribuição, como a gente atua, como funciona uma área comercial e algumas ideias do que é uma empresa, como é empreender. Vamos mostrar um pouco da realidade e o que a gente passa no dia a dia”.

A palestrante Maria Alice Bento Ávila, que atua na EMATER, falou sobre o mercado de trabalho no agronegócio voltado para mulheres. Ela falou sobre a importância de a mulher estar presente em todos os mercados, sobre o respeito no ambiente de trabalho e sobre as oportunidades para mulheres atuarem no agronegócio.

O Prof. Dr. Vitor Oliveira Rodrigues comentou sobre a participação das empresas na atividade: “Foi muito bacana e satisfatório ver que várias empresas vieram prestigiar o evento. Elas vieram aqui única e exclusivamente para disponibilizar vagas de emprego e estágio para os nossos egressos, então a gente vê a credibilidade que o curso tem no mercado e a adesão que tanto as empresas como os alunos tiveram com a proposta”.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Adriano Alves Silva comentou que “Os temas das palestras e as empresas participantes foram selecionados pelos alunos, conforme o que as turmas mostraram interesse em conhecer para se preparar melhor para o mercado de trabalho.”

Ele também contou sobre a organização do evento que foi feita junto com os alunos do 6º período, que tem a disciplina de extensão e atuaram na organização dos estandes e trabalhando ativamente no evento. 

O Reitor Prof. Me. Marco Antonio de Sousa Leão comentou sobre a celebração do curso e a importância do evento para os alunos. Segundo ele, o curso de Engenharia Agronômica é um curso de destaque na instituição e fornece excelentes recursos para os alunos terem uma experiência completa de ensino. O UNIFOR-MG possui a Fazenda Laboratório, que permite aos alunos implementar na prática o conteúdo visto em sala de aula e também conta com apoio tecnológico para desenvolvimento de projetos voltados para a agricultura.

O palestrante Rodrigo Arantes, que atua na empresa Planatec, conta sobre como o mercado do agronegócio tem muitas oportunidades de empreendedorismo. Ele comentou: “É um negócio muito vasto. O aluno tem áreas como indústria, consultoria, agricultura de precisão,  genética, pecuária e várias culturas para explorar. E sistemas de culturas é um ramo muito vasto então dá para cada um encontrar um lugar em que o aluno tenha mais habilidade e facilidade de trabalhar para conseguir performar”.

O Prof. Dr. Mário Roberto Nogueira Colares contou sobre o trabalho apresentado pelos alunos ao longo do evento. Ele foi produzido na disciplina em que o professor leciona, Microbiologia e Fitossanidade, que abordou na prática como cada doença e como cada fungicida, químicos e biológicos, funcionam no controle de doenças de plantas.

 

fique por dentro

EMPRESA MVC LOGÍSTICA DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO UNIFOR-MG
4 de março de 2024

EMPRESA MVC LOGÍSTICA DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO UNIFOR-MG

ALUNOS DO CURSO DE DIREITO PARTICIPAM DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
4 de março de 2024

ALUNOS DO CURSO DE DIREITO PARTICIPAM DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

DIVULGADO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ESTÁGIO DO UNIFOR-MG
4 de março de 2024

DIVULGADO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ESTÁGIO DO UNIFOR-MG

Pular para o conteúdo