ALUNOS DE DESIGN DE INTERIORES PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE LUMINÁRIAS

quinta-feira, 09 de junho de 2022.
ALUNOS DE DESIGN DE INTERIORES PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE LUMINÁRIAS

Discentes do 5° período de Design de Interiores participaram, no dia 1° de junho, de uma aula prática do Projeto Interdisciplinar sobre Luminárias. Ele é realizado nas matérias “Projeto de Móveis e Objetos”, ministrada pela Profa. Ma. Aline Matos, e “Design Efêmero”, de responsabilidade da Profa. Ma. Karla Cristina Garcia de Carvalho.

A atividade ocorreu no Ateliê e teve como objetivo compreender, na prática, como projetar o objeto de estudo a partir da construção de suas dimensões, espessura dos materiais, rigidez, estabilidade, estética etc. As peças foram criadas para corte a laser em MDF de 3 e 6 mm. Também foi feita a parte elétrica para que os alunos compreendessem o processo completo.

Os acadêmicos, nessa etapa, avaliaram o desenvolvimento do projeto e da produção, para analogias com o que está em desenvolvimento em sala de aula, onde criarão uma luminária. Para isso, usam o software AutoCAD para corte a laser. No início, os estudantes fizeram o reconhecimento do que era necessário para estruturar um objeto iluminado. Durante o trabalho, identificaram problemas e debateram as possíveis soluções.

A Profa. Ma. Aline Matos informou que os discentes colocaram, realmente, em prática o que aprenderam na teoria. Ela disse que as luminárias servem como protótipos. “O que significa que podem ir agora para o projeto novamente, revisar os erros, criar as soluções e enviar as peças para corte outra vez, estruturar e verificar se os problemas foram solucionados. Tudo isso antes da peça ir para comercialização, se for o caso.”

A aula no Ateliê é fruto de discussões no Webinar promovido no dia 18 de maio, com contribuição do Prof. Me. Cesar Augusto Silvino Figueredo, quando foi lançado o Trabalho Interdisciplinar. A finalização desse Projeto será no dia 20 de junho de 2022, com apresentação, na sala de Desenho Técnico, diante de uma banca. A meta é avaliar os aspectos, metodologia utilizada pelo acadêmico e funcionamento geral do modelo em situação real de uso. Alunos de Arquitetura e Urbanismo serão convidados para a dinâmica.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM