
Alunos do UNIFOR-MG apresentam trabalhos no XIV Encontro Mineiro de Biomedicina
sexta-feira, 23 de junho de 2017.

Os discentes do 7° período de Biomedicina do Centro Universitário, Jeferson Kelvin Alves de Oliveira e Jordânia Costa Pinto, apresentaram trabalhos no XIV Encontro Mineiro de Biomedicina (EMBM). As atividades foram realizadas de 19 a 21 de maio na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O evento contou com a participação de alunos e profissionais. Houve momentos de interação, minicursos e debates sobre as 37 áreas de atuação do biomédico.
Jeferson Kelvin Alves de Oliveira é aluno de Iniciação Científica e tem como orientador o Prof. Dr. José Barbosa Júnior. Ele apresentou a pesquisa “Influência da fosforilação do Transportador Vesicular de Acetilcolina no seu direcionamento para os terminais nervosos de neurônios”. O acadêmico explicou que a comunicação neuronal ocorre, principalmente, através de sinapses químicas e que, no espaço intercomunicativo dessas células, os neurotransmissores são liberados através da exocitose neuronal.
De acordo com o estudante, a Acetilcolina (ACh) desempenha papel fundamental na transmissão nervosa periférica, assim como em outras atividades de aprendizado e memória. “O objetivo foi verificar se a fosforilação do Transportador Vesicular de Acetilcolina (VAChT) promove o seu direcionamento direto para os neuritos de células PC12”, contou.
Sobre a participação no XIV EMBM, o aluno ressaltou que é uma grande conquista curricular e para a formação do networking, possibilitando futuras parcerias, principalmente, para quem busca seguir a carreira acadêmica. Já para Jordânia Costa Pinto, o Encontro propiciou um melhor aprendizado interdisciplinar e conhecimento do projeto realizado no Centro Universitário de Formiga, por outros profissionais e instituições.
Orientada na Iniciação Científica pelo Prof. Dr. Fernando Sérgio Barbosa, a estudante apresentou no evento o trabalho “Levantamento malacológico, identificação das cercárias de trematódeos e identificação das áreas de risco para transmissão de Schistosoma mansoni nos municípios de Formiga, Pains, Arcos e Córrego Fundo – Minas Gerais”.
A discente relatou que a Esquistossomose, também conhecida como doença do caramujo, Xistosa, Bilharziose ou Barriga D’Água, é uma infecção causada por parasitos do gênero Schistosoma. Ela disse que, no Brasil, os estados do Nordeste e Minas Gerais são considerados mais endêmicos.
Segundo a entrevistada, a transmissão da doença ocorre em ambientes hídricos dulcícolas habitados por moluscos das espécies Biomphalaria glabrata, B. straminea e B. tenagophila, sendo sua identificação relevante para o controle e epidemiologia dessa parasitose.