
Avaliação Institucional será realizada de 29 de agosto a 16 de setembro
terça-feira, 23 de agosto de 2011.
Será realizada, no período de 29 de agosto a 16 de setembro, a Avaliação Institucional do UNIFOR. Todos os professores e alunos do Centro Universitário de Formiga são convidados a participar do processo. As informações sobre dia, horário e local de realização podem ser obtidas com os coordenadores de curso.
Será realizada, no período de 29 de agosto a 16 de setembro, a Avaliação Institucional do UNIFOR. Todos os professores e alunos do Centro Universitário de Formiga são convidados a participar do processo. As informações sobre dia, horário e local de realização podem ser obtidas com os coordenadores de curso.
Realizada anualmente e de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Institucional é um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar e definir o perfil e o significado da atuação da Instituição, por meio da verificação das condições em que ocorrem suas atividades, cursos, programas, projetos e setores administrativos. Ou seja, os objetivos da Avaliação Institucional dizem respeito à finalidade, identificação de deficiências e problemas, consciência pedagógica, relacionamento entre os que fazem parte da Instituição e, ainda, relevância social e científica das atividades desenvolvidas.
O processo é feito mediante questionários, que permitem avaliar todos os segmentos institucionais, por todos os participantes, ao mesmo tempo em que permite, a cada um, sua autoavaliação. Após o preenchimento dos questionários, a CPA apura os resultados e os apresenta à Reitoria e aos coordenadores dos cursos e dos diversos departamentos do UNIFOR, para que seja iniciado um processo de reflexão. A análise dos resultados pode conduzir a possíveis redirecionamentos, com o objetivo de reafirmar o compromisso da Instituição com a qualidade e a excelência no processo de ensino-aprendizagem.
Por meio da autoavaliação, a Instituição deve construir o conhecimento sobre sua própria realidade, identificando pontos fortes e fracos, através da participação de todos os que fazem parte da comunidade acadêmica – professores, alunos e funcionários –, o que possibilitará condições de apontar caminhos a serem seguidos.
A Avaliação Institucional, juntamente com a avaliação externa, realizada pelo INEP (Instituição de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), compõem a avaliação das IES (Instituições de Ensino Superior) que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
De acordo com a coordenadora geral da CPA e assessora educacional do UNIFOR, Profa. Ms. Marilene Nepomuceno do Amaral e Castro, “a autoavaliação é um momento dedicado a cada ator da comunidade acadêmica, para que o mesmo possa expressar, com maturidade e responsabilidade, sua visão sobre a Instituição, tendo como objetivo manter e/ou redirecionar o seu caminho na busca constante da qualidade do ensino superior”.
Informações completas sobre a Avaliação Institucional e sobre a CPA podem ser obtidas no site do Centro Universitário: www.uniformg.edu.br, no link ‘Avaliação Institucional’.
Resultados
Mediante os resultados apresentados pela Avaliação Institucional, que refletem as críticas, elogios e sugestões de toda a comunidade acadêmica, diversas mudanças administrativas e pedagógicas, além de obras, são concretizadas, sempre com o intuito de promover o crescimento do UNIFOR e garantir aos que nele estudam e atuam as melhores condições de ensino e trabalho.
Conheça algumas ações promovidas a partir dos resultados da Avaliação Institucional 2010:
Desburocratização de políticas de atendimento do CDARQ (Centro de Documentação Arquivística);
Desenvolvimento de um blog do curso de Biblioteconomia;
Os resultados referentes ao corpo docente foram apresentados em reunião, a fim de que sejam providenciadas mudanças de atitudes;
Instalação de uma caixa de Reclamações e Sugestões na Secretaria Acadêmica;
Ampliação de 40% no sistema de vigilância eletrônica, com alarmes monitorados e aquisição de mais rádios de comunicação;
Ampliação de 35% das lâmpadas de emergência;
Alteração das regras de estacionamento, para melhor atender às necessidades da Instituição e dos alunos;
Atendimento aos clientes, pelo Departamento de RH, com serviços de qualidade;
Substituição das máquinas da Tesouraria por máquinas modernas, com maior desempenho, agilizando, assim, o atendimento aos alunos;
Aquisição de sessenta novos computadores para os Laboratórios de Programação, de Sistemas Computacionais e de Hardware & Redes;
Aquisição de uma Incubadora Shaker SL 222 e uma Incubadora B.O.D.
Expansão do acervo, com a compra de 1.607 títulos e 3.796 exemplares de livros e dez novas assinaturas de periódicos;
Implantação do “Balcão de Referência e Atendimento ao Usuário”;
Oferta de Nivelamento em Língua Portuguesa, Matemática e Direito.
CPA
A Comissão Própria de Avaliação é nomeada pelo Reitor do Centro Universitário de Formiga, por meio de Resolução, após aprovação do Conselho Universitário. Para que sua atuação aconteça da melhor forma possível, os membros da comissão se reúnem, regularmente, para discutir as maneiras mais democráticas e pontuais de formar uma cultura de participação e colaboração dentre professores, alunos e funcionários. O principal intuito do trabalho desenvolvido pela CPA é promover o crescimento constante do UNIFOR, sendo esse amparado pela participação de todos que fazem parte da comunidade acadêmica. Para isso, a equipe precisa cumprir vários objetivos e atribuições determinados pelo SINAES.
A CPA é responsável pela condução dos processos internos de avaliação do Centro Universitário de Formiga; pela sistematização dos processos; e pela prestação de informações solicitadas pelo INEP.
A equipe avalia as seguintes dimensões:
1. A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
3. A responsabilidade social;
4. A comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal;
6. Organização e gestão da Instituição;
7. Infraestrutura física;
8. Planejamento e avaliação;
9. Políticas de atendimento aos estudantes;
10. Sustentabilidade financeira.
Aquisição de sessenta novos computadores para os Laboratórios de Programação, de Sistemas Computacionais e de Hardware & Redes
{mosimage}
Os resultados referentes ao corpo docente foram apresentados em reunião, a fim de que sejam providenciadas mudanças de atitudes
{mosimage}
Implantação do “Balcão de Referência e Atendimento ao Usuário”
{mosimage}
Oferta de Nivelamento em Língua Portuguesa, Matemática e Direito
{mosimage}
Ampliação de 40% no sistema de vigilância eletrônica, com alarmes monitorados e aquisição de mais rádios de comunicação