
Coordenador dos cursos de Educação Física conclui doutorado
quinta-feira, 09 de setembro de 2010.
No dia 17 de julho, o coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho, concluiu o curso de doutorado na área de Ciências da Educação, pela UPAP (Universidade Politécnica e Artística do Paraguai), em Assunção.
A tese do professor, intitulada “Aprendendo e ensinando, ensinando e multiplicando: um processo motivador para a alfabetização e capacitação através do desenvolvimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) “, foi apresentada a uma banca composta por cinco doutores, entre professores da UPAP, convidados e o orientador do trabalho, Prof. Dr. Gerardo Fogel.
A pesquisa foi desenvolvida em uma escola formiguense, com alunos de 1a e 2a séries do Ensino Fundamental, e, segundo o professor, abordou a LIBRAS de maneira lúdica na aprendizagem dos alunos. “Aprendendo com a LIBRAS, que é uma comunicação gestual/visual e que representa uma aula diferenciada para as crianças ouvintes, é possível brincar e participar do processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora, memorizando palavras, sinais e grafias. Quando a criança aprende a palavra junto à sua datilologia, que é a soletração das palavras com as mãos, e com os sinais, é possível manter um equilíbrio de estímulos visuais, auditivos e cinestésicos, que facilitam o desenvolvimento intelectual da criança, auxiliando, assim, no seu processo de alfabetização, principalmente quando nos referimos ao processo de grafia/som”, explica.
De acordo com ele, o estudo apresentou dois resultados: o desenvolvimento da LIBRAS pelas crianças ouvintes e seus professores, que, no processo avaliativo, apresentou um rendimento superior a 85%; e, mediante um processo de avaliação comparativa, realizada com um grupo de crianças que participaram do programa de pesquisa e com dois grupos que não participaram, o resultado no processo ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere às dificuldades de grafia/som, apresentou um índice de rendimento 35% superior a favor do grupo de pesquisa.
O professor comenta sobre o trabalho e também sobre como utilizar o conhecimento adquirido, dentro da sala de aula. “Segundo Volpato, a criança é criança porque brinca. Se ela não sabe brincar, poderá se tornar um adulto que não sabe pensar, pois a alma e a inteligência crescem na criança por meio do jogo, do brinquedo, do brincar. A intenção com a pesquisa é promover, justamente, o brincar no auxílio ao processo de alfabetização da criança. Assim, aproveitamos a comunicação da LIBRAS, que tem como base o gesto, a expressão facial, o olhar um no outro, e a transformamos em um fator lúdico na sala de aula. Ao mesmo tempo, passamos, em um processo de inclusão, a transmitir o conhecimento e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, o que facilita o processo de interação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas”, conta.
Formação
O Prof. Dr. Leonardo é licenciado em Educação Física pelo UNIFOR-MG e possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Americana, de Assunção, com dupla titulação com a Universidade Internacional SEK do Chile.
O orientar da pesquisa, Prof. Dr. Gerardo Fogel, junto ao Prof. Dr. Leonardo, no dia da defesa da tese