Cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promovem atividades de Equoterapia

segunda-feira, 09 de novembro de 2009.

No dia 4 de novembro, as coordenações dos cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promoveram atividades ligadas a Equoterapia  para as crianças atendidas na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG). Na oportunidade foram levados dois cavalos treinados, e estavam presentes alunos do curso de Medicina Veterinária e de Fisioterapia.

Na manhã do dia 4 de novembro, as coordenações dos cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promoveram atividades ligadas a Equoterapia  para as crianças atendidas na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG). Na oportunidade foram levados dois cavalos treinados, e estavam presentes alunos do curso de Medicina Veterinária e de Fisioterapia além de uma fisioterapeuta responsável.
Cerca de cinco pacientes das terapias de neurologia infantil fizeram parte da atividade assistidos pela fisioterapeuta, Profa. Mônica Campos Pedrosa.
Segundo a Profa. Roberta Avelar Araújo Garcia, coordenadora do curso de Fisioterapia, e o Prof. Dênio Garcia Silva Oliveira, coordenador do curso de Medicina Veterinária, a atividade realizada promoveu a interdisciplinaridade dos cursos e uma visão ampla para os alunos sobre suas potencialidades e habilidades, favorecendo o trabalho em equipe e o bem estar do paciente. O coordenador de Medicina Veterinária salientou que, além de cuidar da saúde dos animais, o médico veterinário enfoca a qualidade de vida do ser humano.

Equoterapia
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais.
O cavalo é utilizado como agente promotor de ganhos físicos e psicológicos e o terapeuta atua como agente facilitador. A interação com o animal, a equipe, o espaço utilizado, os elementos da natureza, os cuidados preliminares, a montaria e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, maior confiança e aumento da auto-estima.
Já estão comprovados cientificamente os benefícios da equoterapia para praticantes com deficiências motoras, paralisia cerebral, deficientes na produção de movimentos e com movimentos involuntários, problemas na coordenação, equilíbrio, lesões medulares e de nervos periféricos, patologias ortopédicas. Distúrbios de comportamento relacional, problemas de baixo-estima e outros também são solucionados através da ciência, que age ainda de maneira bastante eficaz em casos de pacientes psicóticos graves, com Síndrome de Down e autismo.
Na equoterapia é essencial uma equipe multidisciplinar para desenvolver o tratamento. A equipe deve ser constituída por médico, fisioterapeuta, psicóloga, médico veterinário/instrutor de equitação, pedagoga e fonoaudióloga.
Até algum tempo atrás, não se imaginava os benefícios da equoterapia para o desenvolvimento do aprendizado cognitivo e intelectual.
Entretanto, hoje já está mais do que provado as inúmeras vantagens que a equoterapia aplicada à educação proporciona a crianças e adolescentes com dificuldade escolar, como a reestruturação e desenvolvimento das fases motoras, da atenção e percepção.

Os pacientes da Clifor, durante a atividade de Equoterapia

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO