
Ditadura Militar no Brasil é tema de palestra para estudantes do Colégio de Aplicação
quarta-feira, 01 de junho de 2011.
Durante o período do Regime Militar no país, José Afonso era estudante de Direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Na época, participou do primeiro movimento de resistência no âmbito estudantil e, posteriormente, do primeiro movimento no meio operário.
Sobre o assunto, o palestrante narrou fatos históricos, curiosidades políticas, descreveu sobre sua participação e respondeu a questionamentos dos estudantes.
José Afonso é proprietário do Clube Náutico Formiguense.
Ditadura Militar
A Ditadura Militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da República, João Goulart, assumindo, provisoriamente, o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o Marechal Castelo Branco.
O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves. O regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968 a suspensão da Constituição de 1946, a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processo penal militar que permitiu que o Exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas "suspeitas", além de qualquer revisão judicial.
{mosimage}
A palestra foi ministrada por José Afonso Mourthé de Alencar