icone buscar
Egressa de Enfermagem do UNIFOR-MG tem artigo apresentado em Angola

Egressa de Enfermagem do UNIFOR-MG tem artigo apresentado em Angola

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015.
Egressa de Enfermagem do UNIFOR-MG tem artigo apresentado em Angola

A enfermeira Naiara Rezende Souza, egressa do UNIFOR-MG, teve um artigo escrito com outros autores apresentado no 3º Congresso de Ciências da Saúde, realizado em Angola, na África, no mês de novembro.

O trabalho foi realizado juntamente com um grupo de cinco alunos de mestrado em Administração de Serviços de Saúde, em janeiro deste ano, e recentemente publicado na Revista do Congresso “Ciências Médicas”. Os dados do trabalho foram coletados em Luanda, Angola, na Clínica Multiperfil, local onde também aconteceu o 3º Congresso de Ciências da Saúde.

 

Segundo a egressa, o projeto teve como tema “Dificuldades na amamentação da população atendida na Clínica Multiperfil, Luanda – Angola”. O objetivo foi reconhecer os principais fatores que dificultam o êxito do aleitamento materno no puerpério imediato, na população atendida na Clínica Multiperfil (CMP), no segundo semestre de 2013.

Em análise aos dados levantados por meio de entrevista por questionário, o grupo estudou as seguintes variáveis: tipo de parto; conseguir amamentar; reconhecer o colostro; número de consultas pré-natal; ser adolescente; ter VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana/HIV); consultar-se na Clínica Multiperfil. Dos principais dados analisados, dois particularmente chamaram a atenção: observou-se que, das 269 puérperas entrevistadas, 47,6% fizeram parto cesariana.

De acordo com dados do Human Reproduction Programme (2014), o número total de partos por cesariana em relação ao número total de partos de um serviço de saúde deve ser de 10%. Outra variável importante é o reconhecimento do colostro, apenas 40,9% reconhecem o colostro (primeiro leite que a mulher produz para amamentar). O fato de muitas mulheres não reconhecerem o colostro mostra a pouca preparação que elas têm a respeito da composição e apresentação do leite, o que revela uma consulta de pré-natal insuficiente, requerendo uma intervenção da enfermeira como facilitadora do processo.

Ao realizar o trabalho, o grupo concluiu que o aleitamento materno natural é a melhor maneira de proporcionar um alimento ideal e completo para favorecer o crescimento e desenvolvimento saudável dos bebês, além de ser parte integrante do processo reprodutivo com repercussões importantes na saúde das mães. Além disso, é fundamental que os profissionais de saúde orientem as mulheres sobre as vantagens da amamentação no início da gestação e a postura do enfermeiro pode influenciar positivamente nesse processo.

Como recomendações, face aos resultados encontrados, nota-se a necessidade de revisão e aplicação das indicações clínicas de cesariana e a necessidade de a mulher receber mais esclarecimento acerca do aleitamento materno, tipos, características e propriedades do leite materno e geri-lo corretamente. O profissional de enfermagem está presente durante todo o ciclo de gravidez até o puerpério e está habilitado pela legislação a realizar acompanhamento pré-natal de baixo risco, solicitar exames de rotina e complementares, logo, sugere-se a implementação do serviço de Consulta de Enfermagem para Gestantes na CMP, a fim de satisfazer integralmente as necessidades das grávidas.

artigo Angola 2

artigo Angola 3

fique por dentro

ALUNOS DO UNIFOR-MG REALIZAM DIA DE SAÚDE NO ASILO SÃO FRANCISCO
14 de maio de 2025

ALUNOS DO UNIFOR-MG REALIZAM DIA DE SAÚDE NO ASILO SÃO FRANCISCO

DER (DEPARTAMENTO DE ESTRADAS) DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO
14 de maio de 2025

DER (DEPARTAMENTO DE ESTRADAS) DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO

UNIFOR-MG REALIZA AÇÃO DE DIA DAS MÃES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
14 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA AÇÃO DE DIA DAS MÃES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.