
Egresso de Arquitetura e Urbanismo apresenta projeto no gabinete do prefeito de Piumhi
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016.
Thiago Marciano Faria Souza se formou em Arquitetura e Urbanismo pelo UNIFOR-MG no final de 2015 e, após concluir o curso, apresentou um projeto, oriundo do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) desenvolvido por ele, no gabinete do prefeito da cidade de Piumhi. O trabalho é intitulado “O espaço público dinâmico e de qualidade: uma proposta de requalificação para o “Morro da Cruz do Monte”, em Piumhi, Minas Gerais”, com vias à execução do projeto ou de parte dele.
A apresentação foi realizada no dia 21 de dezembro e estavam presentes o prefeito Wilson Marega Craide (Craidinho); a esposa dele, Maria do Socorro Craide; o vice-prefeito, José Cirineu Silva, além da chefe do Departamento da Cultura, Nadir Goulart Rodrigues.
Segundo Thiago Souza, o trabalho compõe uma proposta de intervenção arquitetônica, urbanística e paisagística para o “Morro da Cruz do Monte”, localizado ao sul do município de Piumhi, região Centro-Oeste de Minas Gerais. O local tem um grande valor histórico e cultural, com uma capela quase bicentenária, além de diversos elementos urbanísticos e simbólicos que compõem uma forte identidade da população.
O “Morro da Cruz do Monte” contém, ainda, potencialidades escondidas, devido à sua degradação e parcial abandono. Além disso, não tem uma estrutura física adequada para receber os visitantes. Assim, Thiago Souza busca, junto aos governantes municipais e à comunidade de Piumhi, a possibilidade de reavivar esse espaço que é tão importante para a história da região.
“Aproveitando seu forte caráter religioso, o projeto de requalificação para o ‘Morro da Cruz do Monte’ tem um conceito que faz referência à Via Sacra, realizada todo ano na Sexta-Feira da Paixão, onde os fiéis sobem a escadaria composta por 270 degraus meditando, em cada uma das 14 estações existentes, a Paixão de Cristo. Mais do que a requalificação de um espaço público, o objetivo é promover, também, a renovação física, mental e espiritual de todos os que passarem por lá” afirmou o egresso.
Entre os pontos principais do projeto está o uso de quedas e espelhos d’água. Além de ser um atrativo turístico, a água representa fonte de vida e renovação. E ainda traz conforto térmico ao ambiente.
O projeto tira partido de sua localização estratégica, já que Piumhi tem como municípios limítrofes, entre outros, São Roque de Minas, Pimenta e Capitólio, cidades que fazem parte de três importantes Circuitos Turísticos de Minas Gerais e que recebem muitos turistas.