Por que se escolhe ser professor?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007.
Por que se escolhe ser professor?
Bem, começa com a idealização. A gente criança, cheia de sonhos… O dia-a-dia na escola, toda colorida , a professora que mais parece mãe. Seu visual simples, mas impecável, contrastando com o cotidiano diminuto do nosso convívio, nos leva a imaginá-la rainha, poderosa, chique…Daí ao desejo de nos tornar assim como ela, num abrir e esfregar de olhos, é um átimo.  A gente já se imagina portador de idéias, com o coração grávido de esperança.
Mas esse é o sonho de criança, adolescente… quando nos damos conta , já é Magistério.  Nas primeiras experiências de sala de aula _ o contar histórias, o mergulho no infinito das fantasias, a viagem na imaginação dos pequeninos _ tudo isso nos faz cientes da seriedade de nossa missão. São dezenas de olhinhos brilhantes  que faíscam ávidos, enquanto bebem as nossas palavras com doçura de mel.
A esta altura já temos convicção da importância de nosso apostolado. Somos semeadores de conduta… tidos como exemplos, cobrados e fiscalizados pelo olho social. Neste estágio é possível tomar outro caminho, desistir de ser professor, mas os primeiros desafios nos dizem que é forçoso caminhar…muito mais forte que a vontade de desistir é o compromisso de formar indivíduos únicos e promissores. Aí a gente descobre que ama ser professor, que adquiriu uma profissão que jamais se extinguirá, em detrimento de todos os outros profissionais que invariavelmente passaram e passarão por nosso crivo…Nossas mãos é que delinearão os arabescos dos sublimes desenhos sociais que virão: o advogado, o empresário, médico, dentista, mecânico, bancário, funcionário público, doméstica, lavadeira, o gari, o vendedor ambulante, o juiz, o promotor, o político… também o pai,  a mãe, artífices da família, serão estampados neste nosso desenho. Com o olhar fixo nesta pintura, constatamos, então,  que somos criadores de entidade humanas… nossa matéria-prima são vidas… personalidades… postura moral; a célula germinal da  sociedade futura prolifera em nossas mãos. Assim, entidades que também somos, cremos firmemente na magia e na onipotência do nosso ofício: o MAGISTÉRIO.
    É bem possível que qualquer um saiba ensinar, haja vista que a mãe é nossa primeira e insubstituível  professora… É neste protótipo de mestre que vamos tirar nossa referência de educador; “mestre é aquele que, de repente, aprende.”
Não há leis, emendas, decretos capazes de tornar legais, virtudes que são inatas,  peculiares ao educador: a paciência, o carisma, a habilidade de transformar páginas em branco, no maior e mais eloqüente discurso do mundo: o ser humano crítico e digno da sua própria existência.

Mensagem escrita pela professora do UNIFOR-MG, Maria de Fátima Lopes Mendonça.

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS
18 de abril de 2024