PRÉ DIA DE CAMPO APRESENTA PALESTRAS SOBRE O CENÁRIO DA QUALIDADE DO LEITE CRU NA REGIÃO DE FORMIGA-MG

quinta-feira, 21 de março de 2024.

O Pré Dia de Campo ocorreu no dia 14 de março e apresentou palestras sobre o “Cenário da qualidade do leite cru na região de Formiga/MG”. O público foi recebido na Sala Multimeios e contou com a presença de alunos do curso de Medicina Veterinária e representantes do Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

A primeira palestra foi feita pela aluna do 9º período do curso de Medicina Veterinária, Geovana Araújo Vieira, que falou sobre “Análise físico-química do leite cru captado na região de Formiga/MG”. Em seguida, o médico veterinário da Quatá Alimentos, Leonardo Geraldo da Silva, falou sobre o tema “Visão de um analista da qualidade do leite de uma empresa SIF”.

A aluna Geovana Araújo Vieira contou um pouco sobre o projeto que apresentou ao público. Ele começou com uma pesquisa de iniciação científica, onde foi feita uma análise de amostras de leite ao longo de um período. Os resultados da análise foram apresentados na palestra.

Ela ressaltou a importância do médico veterinário estar presente no acompanhamento da produção do leite: “Aqui em Formiga a gente mexe muito com laticínios e cada dia mais as pessoas procuram por alimentos de boa qualidade. Para ter um alimento de boa qualidade, o médico veterinário deve estar envolvido desde o processo de cuidar da vaca na fazenda, para que ela esteja sadia e possa gerar um leite de boa qualidade”.

O médico veterinário Leonardo Geraldo da Silva comentou sobre a importância de divulgar as normativas que estão no mercado e as vigências da qualidade do leite. O tema agrega no conhecimento dos alunos do curso de Medicina Veterinária por abordar a segurança alimentar dos produtos lácteos.

No evento, o Diretor de Políticas Rurais que coordena o Serviço de Inspeção Municipal em Formiga, Alex Faria, também comentou sobre a colaboração entre o UNIFOR-MG e a entidade: “Esse evento vai dar uma amostra da situação do leite no nosso município, que melhora consideravelmente a nossa produção por parte dos produtores e a qualidade do produto a ser entregue para o consumidor formiguense. Então é de suma importância essa parceria que nós temos entre o Serviço de Inspeção Municipal em Formiga juntamente com o Centro Universitário. Nós, dentro de dois anos, melhoramos consideravelmente a capacidade do pessoal na produção e na qualidade de produtos lácteos no município de Formiga”.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM