PROJETO DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG SOBRE TDAH PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO EM FORMIGA E REGIÃO
quarta-feira, 26 de novembro de 2025.
Ao longo de todo o semestre letivo, estudantes dos sextos períodos dos cursos de Educação Física e Biomedicina do Centro Universitário de Formiga desenvolveram um conjunto abrangente de ações de Extensão Curricular voltadas à educação e conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As atividades, planejadas e executadas no âmbito da disciplina de Extensão Curricular IV, foram realizadas em escolas, instituições educacionais e espaços públicos de diferentes municípios da região, aproximando o conhecimento científico da comunidade e contribuindo para o fortalecimento do papel social da universidade.
O projeto teve como propósito principal promover informações acessíveis, atualizadas e fundamentadas sobre o TDAH, buscando reduzir mitos, preconceitos e interpretações equivocadas ainda comuns no contexto escolar e social. Para isso, os acadêmicos desenvolveram ações interativas que abordaram desde conceitos fundamentais do transtorno até aspectos relacionados ao diagnóstico, ao tratamento e às vivências cotidianas de crianças, adolescentes e adultos com TDAH.
As primeiras atividades ocorreram no dia 23 de setembro, na Escola Estadual Doutor Abilio Machado, em Formiga, atendendo cerca de 50 participantes entre estudantes, docentes e funcionários. Na sequência, nos dias 26 e 29 de setembro, o projeto foi levado à Escola Municipal Arlindo de Melo, em Formiga, e ao Instituto Pedagógico Arcoense (INPA), em Arcos. Nessas duas instituições, as intervenções beneficiaram em torno de 70 participantes, ampliando o alcance da ação para além do município sede do Centro Universitário.
A continuidade do projeto se deu no mês de outubro, com novas intervenções realizadas nos dias 3, 9 e 27. Nesse período, os acadêmicos desenvolveram atividades na Escola Estadual Professor José Monteiro, em Campo Belo, e nas Escolas Estaduais Joaquim Rodarte e Doutor Abilio Machado, novamente em Formiga. Juntas, essas três escolas contabilizaram a participação de 78 pessoas, fortalecendo o diálogo sobre saúde mental nos ambientes educacionais.
Além das ações em escolas, o projeto também se expandiu para o espaço comunitário. No dia 18 de outubro, uma grande ação foi realizada na Praça Pública Padre Alberico, no município de Piumhi. Organizada no formato de tenda interativa, a iniciativa envolveu diferentes estações temáticas com orientações sobre o TDAH, práticas corporais, orientações nutricionais e dinâmicas lúdicas. O ambiente foi planejado para acolher e informar, permitindo que o público circulasse livremente entre as atividades e interagisse com os acadêmicos. Estima-se que entre 60 e 80 pessoas foram beneficiadas pela ação, refletindo o potencial do projeto em alcançar públicos variados e estimular o cuidado com a saúde mental.
Durante todas essas intervenções, os estudantes, sob orientação do Professor Dr. André Carvalho Costa, conduziram palestras interativas e promoveram momentos de diálogo com alunos, professores e membros da comunidade. As dinâmicas educativas favoreceram a escuta ativa, a empatia e a troca de experiências, permitindo que participantes expressassem dúvidas e percepções sobre o TDAH. Esse formato de interação buscou, sobretudo, contribuir para a construção de uma visão mais sensível e informada sobre o transtorno, ampliando a compreensão de comportamentos e necessidades específicas de indivíduos diagnosticados.
A vivência extensionista proporcionou aos estudantes a oportunidade de enfrentar situações reais, exercitando habilidades de comunicação, acolhimento, responsabilidade social e trabalho interdisciplinar, competências essenciais para a atuação profissional nas áreas da saúde e da educação.
Ao unir teoria, prática e responsabilidade social, o projeto se consolida como um importante instrumento de transformação comunitária, contribuindo para a disseminação de informações de qualidade e para o fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade.









