Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” expõe trabalhos artísticos - UNIFOR-MG
icone buscar
Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” expõe trabalhos artísticos

Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” expõe trabalhos artísticos

domingo, 20 de novembro de 2011.
Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” expõe trabalhos artísticos


Nos dias 10 e 17 de novembro, foi realizada uma exposição dos trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro, que participam do Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR”, desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia.

 

Na exposição, puderam ser vistos objetos como: máscaras, porta-recados, pintura em tela, decoupagem em pratos e em caixas de madeira e mosaico. Todos eles produzidos pelos alunos.

 

Segundo a Profa. Tânia Gontijo Fonseca, coordenadora do projeto, o “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” é, na verdade, um subprojeto do “Leitura: Asas da Liberdade”, desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia, há alguns anos. “O trabalho realizado no ‘Manhã de Leitura Afetuosa’ envolve crianças com dificuldades de aprendizagem, visando o incentivo à leitura, a elevação da autoestima e a mudança de comportamento e atitudes no relacionamento social das crianças participantes, por meio da biblioterapia [leitura terapêutica], aliada à contação de histórias e oficinas de criatividade”.

 

“O projeto é inédito. Nada se encontrou na literatura relacionando o trabalho do bibliotecário com o suporte no tratamento de crianças com dificuldades de aprendizagem”, destacou a Profa. Tânia. “As oficinas nos surpreenderam, pois alguns alunos apresentavam dificuldades de relacionamento e dificuldades no espaço escolar, entretanto, mostraram grande criatividade nas atividades artísticas e procuravam detalhes que diferenciavam seu trabalho. As crianças agitadas que aqui chegaram saem com uma tranquilidade e serenidade que nos encanta. Sentimos um grande carinho por parte delas. Com certeza, vínculos de ternura foram criados entre a equipe e os alunos. Tenho confiança em dizer que foi plantada uma semente, que pode ser germinada. O UNIFOR jamais sairá de suas mentes e será uma boa lembrança que, no futuro, venhamos ter alguma destas crianças aqui, com seu troféu na mão do aluno que mais esforçou-se para vencer seus limites de aprendizagem”, comentou.

O projeto

Atualmente, 14 alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro, com idades entre 7 e 10 anos, participam do projeto. As atividades ocorreram toda última quinta-feira de cada mês, entre abril e novembro deste ano.
Os encontros consistiram em visitas às dependências do UNIFOR, em seguida, promovia-se a contação de histórias, de acordo com técnicas variadas, e realizava-se uma oficina de criatividade. As atividades eram encerradas com uma confraternização entre os alunos e acadêmicos de Biblioteconomia que atuavam no desenvolvimento do projeto.
“Neste período, foram observados inúmeros progressos. Logo no segundo encontro, percebeu-se mudança de comportamento entre os participantes. As crianças mostravam-se mais amáveis umas com as outras. Durante o percurso, os alunos com timidez excessiva foram desinibindo-se e interagiram com os companheiros e com a equipe de estagiários do curso. Tornaram-se amorosas e melhoraram, incrivelmente, a socialização e a autoestima. De acordo com supervisores da escola, houve casos de crianças que não liam e, hoje, se empenham a ler, até mesmo diante de toda a classe”, enfatizou a coordenadora do projeto.

Biblioteconomia

Segundo a Profa. Tânia, “a participação dos acadêmicos do curso se deu desde o planejamento das atividades até a elaboração de relatórios. As cinco alunas, Kauara, Luana, Isadora e Sanny, do curso de Biblioteconomia, e Rayane, do curso de Educação Física, que participam do projeto, confeccionaram todo o material necessário para a contação de história, diversificaram as técnicas de contação de história e buscaram, na literatura, conhecimentos necessários para o acompanhamento das crianças. Com este projeto, puderam perceber a riqueza de um trabalho social e a possibilidade de os bibliotecários atuarem em âmbitos diferenciados, desfazendo falsas imagem de um bibliotecário enraizado dentro do espaço da biblioteca”.

{mosimage}
{mosimage}
Os trabalhos expostos foram produzidos entre abril e novembro deste ano, por alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro, de Formiga

 

fique por dentro

AULA INAUGURAL DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROMOVE EVENTO COM FUNDADOR DA BINARI DIGITAL
14 de março de 2025

AULA INAUGURAL DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROMOVE EVENTO COM FUNDADOR DA BINARI DIGITAL

GEMAP APRESENTA PRÉ DIA DE CAMPO
14 de março de 2025

GEMAP APRESENTA PRÉ DIA DE CAMPO

ALUNOS DO CURSOS DE ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA LEVAM PALESTRA SOBRE AUTOCUIDADO PARA ESCOLA DE CÓRREGO FUNDO
14 de março de 2025

ALUNOS DO CURSOS DE ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA LEVAM PALESTRA SOBRE AUTOCUIDADO PARA ESCOLA DE CÓRREGO FUNDO

Pular para o conteúdo