Projeto Quarta Científica promove nova palestra - Unifor MG
Projeto Quarta Científica promove nova palestra

sexta-feira, 10 de agosto de 2007.
Projeto Quarta Científica promove nova palestra

A primeira edição desse semestre, do Projeto Quarta Científica, foi realizada no último dia 8, na Sala de Multimeios 2 do UNIFOR-MG. Mais de cem pessoas compareceram ao evento, que abordou o tema Infecção Hospitalar.

O palestrante, Eduardo César de Souza Câmara, médico do trabalho, clínico geral e geriatra, falou sobre os tipos de infecções hospitalres existentes e afirmou que 70% dos casos são causados por microrganismos do próprio paciente. Foi colocado, também, os fatores que propiciam as infecções, como estado nutricional, condições patológicas, deficiência na produção de anticorpos, extremos da idade, resistência a antibióticos, entre outros.

O médico abordou, ainda, os critérios diagnósticos utilizados para avaliar as infecções e os casos mais comuns, que são os respiratórios, urinários, intestinais, cutâneos e da corrente sangüínea. Ele afirmou que o trabalho de conscientização, dentro da área hospitalar, deve ser intenso e rígido. "O controle das infecções depende dos profissionais da saúde. Lavar as mãos, apesar de ser um gesto pequeno, é a atitude mais correta e precisa deste profissional", afirmou o médico.

O projeto

O Projeto Quarta Científica é resultado de uma parceira entre o Instituto de Ciências da Saúde do UNIFOR-MG e a Associação Médica Regional de Formiga. As palestras são gratuitas e abertas a toda a comunidade. A próxima edição será realizada no dia 22 desse mês, quando o médico Ubiratan de Brito Mota irá falar sobre Câncer de Colo Uterino.

Saiba mais:

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTÁGIO NA CSN