
Realizado o II Fórum de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG
segunda-feira, 19 de junho de 2017.
As atividades do II Fórum de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Formiga foram realizadas nos dias 22 e 23 de maio. O evento teve como tema “Conectar e Empreender” e foi aberto pela coordenadora do curso, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos. Em seguida, os arquitetos Giulliano Caliman Camatta e Guilherme José Tetzl Rocha, do Escritório MEIUS Arquitetura, ministraram uma palestra. Eles falaram sobre a criação da empresa e trajetória profissional.
Exibiram seus trabalhos submetidos a renomados concursos e que renderam importantes publicações e reconhecimento. Os jovens apresentaram trabalhos arquitetônicos: residenciais, como o apartamento “14 BIS”, o edifício “ZIDER”, o edifício “ATENAS”, dentre outros; comerciais, como o “Restaurante Lafaiete” e a “Casa 33”; e em parceria com uma empresa de design de mobiliários. Também citaram participações em mostras, como o “Restaurante Container” e o “Casulo”. Após a palestra, houve uma rodada de perguntas dos alunos.
A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos agradeceu a participação dos convidados e ressaltou a imensa contribuição para os espectadores. “Os discentes perceberam que é a partir de ‘conexões’ sociais e profissionais que surgem os melhores trabalhos e as melhores parcerias, como foi mostrado pela equipe do MEIUS Arquitetura”, afirmou.
Workshops
Neste ano, foram planejados sete workshops, possibilitando a conexão entre os estudantes de diferentes períodos e o conhecimento de duas técnicas construtivas, realizadas nas proximidades do Prédio 8 do campus. A oficina “Mãos à Obra: Executando um Mobiliário em Alvenaria” foi desenvolvida pela Profa. Ma. Karla Cristina Garcia de Carvalho e pelo engenheiro Heytor Pimenta, com o auxílio dos funcionários do UNIFOR-MG: Sílvio Santos Guedes e Raimundo dos Reis Prata. Os alunos construíram uma jardineira em alvenaria de blocos de concreto. Eles aprenderam a fazer um traço de argamassa e a assentar blocos, em conformidade com um projeto de design de mobiliário.
Já a atividade “Construindo um Parklet no campus do UNIFOR-MG” teve como responsável o Prof. Me. Cezar Augusto Silvino Figueredo. Ele contou com o auxílio do funcionário da Instituição, Joaquim Edmar de Melo. Os estudantes compreenderam o conceito de Parklets – minipraças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas, fazendo desses espaços extensão dos passeios e a possibilidade de encontro entre as pessoas na cidade. Para a produção, foram utilizados apenas paletes (estrados de madeira para apoiar cargas e facilitar seu manuseio no transporte). O material foi disponibilizado pela Alterosa Pneus, localizada em Formiga. Nesse workshop, os discentes assimilaram também conhecimentos sobre a criação de pequenos espaços de permanência, com materiais reciclados, sem custos e de baixo impacto ambiental.
Tecnologia
Já nos workshops de tecnologia, os acadêmicos aprenderam novas ferramentas de planejamento e projeto, como o software Revit, que faz parte do sistema BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) e contempla uma tendência inovadora no mercado da construção civil. Ele possibilita a racionalização e a otimização dos processos e etapas de uma construção, minimizando erros, desperdícios e impactos físicos, ambientais e econômicos, além de aumentar a produtividade dos profissionais no que se refere à representação gráfica.
A “Diagramação de Pranchas no software InDesing” teve como responsável a arquiteta Camila Alves, da empresa Ophicina da Arquitetura. A iniciativa foi direcionada ao 9° período para auxiliar os alunos no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Já as oficinas de AutoCad e Sketchup possibilitaram o aperfeiçoamento dos participantes, já que os cursos fazem parte da matriz curricular. A atividade “Processo Criativo de Projeto” foi coordenada pelo arquiteto Humberto Amorim e possibilitou aos discentes o aprimoramento dos métodos de pensar e conceituar um projeto arquitetônico. Foram ensinados artifícios de criatividade, junto à metodologia de projeto que contempla: planejamento estratégico (considerando aspectos fundamentais para o desenvolvimento de um projeto, sendo as condicionantes climáticas, físicas e ambientais de uma área, como o sentido do sol, a ventilação dominante, a topografia, a paisagem, a materialidade etc), pesquisas de leituras e obras análogas, elaboração do conceito e do partido arquitetônico, elaboração do programa de necessidades e do fluxograma e, por fim, a elaboração da proposta arquitetônica.
Exposição
O II Fórum de Arquitetura e Urbanismo contemplou a exposição dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Linguagem e Identidade Visual, Paisagismo, Projeto I, Projeto II, Projeto III, Projeto IV, Projeto V e Projeto Integrado de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PIAUP), Plástica e Modelagem e Técnicas Retrospectivas. A mostra foi realizada durante a semana do dia 22 de maio na Praça de Alimentação do UNIFOR-MG.
De acordo com a Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, a iniciativa possibilitou que os estudantes verificassem o que está sendo feito em outros períodos, assim como tornou possível o conhecimento de toda a comunidade acadêmica acerca das atividades do curso. Ela considera que a graduação em Arquitetura e Urbanismo, em essência, integra arte e conhecimento técnico. “Ao mesmo tempo em que o profissional deve conceber uma obra para ser contemplada com estéticas únicas e temporais, ele deve pensar que suas obras devem ser utilizadas por pessoas, as quais deverão ser atendidas por ambientes funcionais, confortáveis, flexíveis, econômicos e eficientes”, explicou.
A entrevistada destacou que uma obra arquitetônica impacta diretamente na qualidade urbana de uma cidade, em termos de visibilidade, mobilidade, conforto térmico, acústico, lumínico, além de influenciar diretamente a cultura de toda uma sociedade. “Além da importância de expor trabalhos que denotem a função do arquiteto e urbanista, o curso busca integrar os profissionais e o espaço acadêmico, por meio desses eventos que são fundamentais para o amadurecimento profissional dos discentes”, argumentou.
Agradecimentos
A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos agradeceu ao Conselho Diretor do Centro Universitário de Formiga e a todos os departamentos envolvidos no planejamento do Fórum e seus respectivos profissionais que são essenciais para a estruturação dos eventos. A entrevistada manifestou gratidão aos alunos que colaboraram diretamente nas ações. São eles: Gustavo Lopes Ferreira, Elison Wilke Godinho (9° período), Jeanne Lacerda Rodrigues (9° período), Maria Eliza Melo Zacarias (9° período), Fabiana Cristina Marçal (9° período), Fernanda Oliveira Gomes (7° período), Joarez Alexandre de Paula (7° período), Márcia Lana Almeida (7° período), Kênia Luana Maria dos Santos (7° período), Carolina de Oliveira Gonçalves Nogueira (3° período), Naiane Carolina da Cunha (3° período), Luis Filipe Pereira Lopes (3° período) e Lucas Cristino de Faria (3° período).
A coordenadora agradeceu também aos professores diretamente mobilizados para a sistematização do Fórum. São eles: Prof. Me. Cezar Augusto Silvino Figueredo, Prof. Ma. Karla Cristina Garcia de Carvalho, Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, Profa. Ma. Márcia Helena Ferreira, Prof. Olavio José da Costa Neto, Prof. Me. Isaac D’Leon de Almeida e Prof. Dr. Ronan Souza Sales. Ela também citou a contribuição dos arquitetos Giulliano Caliman Camatta e Guilherme José Tetzl Rocha, do Escritório MEIUS Arquitetura, e dos responsáveis pelos workshops: as arquitetas Carolina Furtado, Raphaela Alves e Camila Alves, da empresa Ophicina da Arquitetura, que desenvolveram as ações relacionadas a Sketchup, AutoCad e Indesign; o arquiteto Roberto Júnio de Oliveira Silva, que coordenou a oficina de Revit; a Profa. Ma. Karla Cristina Garcia de Carvalho e o Engenheiro Heytor Pimenta, que foram responsáveis pela atividade “Mãos à Obra: executando um mobiliário em alvenaria”; o Prof. Me. Cezar Augusto Silvino Figueredo, que dirigiu as ações sobre Parklet; o arquiteto Humberto Amorim, que abordou o tema “Processo Criativo de Projeto”, pela empresa Arquitecno. Por fim, fez o agradecimento à Alterosa Pneus, de Formiga, que, por intermédio de Bruno de Oliveira, disponibilizou os paletes para a oficina de Parklet.