
“Tecnologia e Inovação” é tema do I Fórum de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG
quarta-feira, 25 de maio de 2016.
O I Fórum de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG: Tecnologia e Inovação foi realizado nos dias 16 e 17 de maio. A programação contou com palestras, debates, oficinas e exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, destacou que o evento teve como objetivo promover a integração do mercado de trabalho com o Centro Universitário de Formiga. Ela afirmou que essa aproximação é de extrema importância.
“Outro objetivo é promover algumas ações afins, dentre elas, atividades artísticas, que ofereçam aos estudantes, possibilidades criativas a mais, além da matriz curricular. Com as palestras e as oficinas, os alunos vão saber mais sobre o mercado de trabalho e ter contato com os profissionais ”, afirmou.
Palestras
O Prof. Cezar Augusto Silvino Figueredo apresentou a palestra “Design Paramétrico”. Dentre outros temas, o professor falou sobre fabricação robotizada e impressão 3D. Quanto ao mercado de trabalho, o palestrante destacou a crise na área da Construção Civil e novas perspectivas de atuação do arquiteto.
Já o arquiteto Rafael Lemieszek Pinheiro ministrou a palestra “Sistema BIM: Definição e Aplicabilidade no Mercado da Construção Civil Brasileiro”. Ele falou sobre plataformas que economizam trabalho e tornam o processo mais dinâmico para que o profissional possa utilizar o seu tempo para o desenvolvimento do projeto em si.
O tema “Sistema de Construção Pré-fabricado Steel Framing” foi abordado pelo engenheiro Osmar Messias, da Chaves Costa Empreendimentos. Ele contou que essa tecnologia é nova no Brasil.
“Acredito que no máximo dez anos não haverá mais obras no modo tradicional e é importante para os alunos saírem da Faculdade com conhecimento sobre o tema, sabendo o que encontrarão no mercado de trabalho”, ressaltou.
Osmar Messias disse que “é uma satisfação participar do evento e falar sobre o conhecimento adquirido nos 37 anos de profissão”.
Logo em seguida, houve uma mesa-redonda para debate dos temas abordados nas palestras.
Oficinas
O segundo dia de atividades do Fórum contou com a realização de oficinas. As atividades ocorreram na Praça de Alimentação do Prédio 1, na Sala de Desenho 1 e 2, no Laboratório de Informática 3 e 5 e no Ateliê de Arquitetura do Prédio 2.
Confira os títulos das oficinas e seus respectivos instrutores:
Oficina de Cores – Prof. Cezar Augusto Silvino Figueredo
Oficina de Análise e Representação da Forma – Prof. Clésio Lemos Barbosa Júnior e Karla Cristina Garcia de Carvalho
Oficina de Modelagem em Telha – Maria das Graças Nunes Campos
Oficina de Artes Visuais (Pintura em Tela) – Maria José Boaventura
Oficina de Pintura Especial em MDF – Hilda de Oliveira Arantes, do Ateliê Decorata
Oficina de Corel Draw – Rodrigo Torres Moreira Oliveira e Brunelly França Silva
Oficina de DES(Colagem) – Ângela Roseana David
Oficina de Diagramação – Iara Rodrigues e Jordana Faria
Oficina de Produção de Vídeos – Aurélio Alves Nunes
Criatividade
Maria José Boaventura coordenou a Oficina de Artes Visuais (Pintura em Tela), que teve o objetivo de integrar e entrelaçar as artes visuais com a arquitetura. Ela disse que a atividade amplia o olhar do estudante.
“O projeto arquitetônico entrelaçado com a arte, com o fazer artístico, com o pensar, com o inusitado, será uma obra de arquitetura e, consequentemente, terá elementos que são características das artes visuais. Leva o aluno a quebrar um pouco o padrão de um trabalho convencional”, ressaltou.
A aluna Franciana Pires Liduário do 7o período do Curso de Arquitetura e Urbanismo participou da Oficina de Artes Visuais (Pintura em Tela). Ela destacou que a realização da atividade foi importante, já que, na arquitetura, muito além da técnica, há o lado artístico que ajuda tanto o projetar quanto a iniciativa das ideias para isso. A jovem considerou a oficina dinâmica e disse que se surpreendeu com o resultado.