UNIFOR-MG participa da solenidade de lançamento do Projeto Leitura Liberta

segunda-feira, 26 de abril de 2010.
UNIFOR-MG participa da solenidade de lançamento do Projeto Leitura Liberta

Dia 16 de abril, o UNIFOR-MG, por meio de representantes do curso de Biblioteconomia, esteve presente na solenidade de lançamento do Projeto Leitura Liberta, na Penitenciária de Formiga/MG. O projeto visa conceder remição de parte do tempo de execução de pena a presos sentenciados, através da leitura, formal e disciplinada, de livros indicados por profissionais aptos.

Durante a solenidade, a coordenadora de Biblioteconomia, Profa. Margarita Rodrigues Torres, entregou a um dos detentos uma obra literária para leitura. Segundo a coordenadora, o projeto contribuirá para a ressocialização do condenado, uma vez que a leitura não será realizada de forma aleatória,  tendo embasamento no perfil e grau de escolaridade do reeducando. “Para os alunos do curso, a participação será de grande proveito, devido à oportunidade de atuar em um trabalho bastante diferenciado”.

O projeto

O projeto de remissão de pena Leitura Liberta considera que a educação qualifica o sentenciado e dá a ele maiores e melhores chances de trabalho, uma vez que ela é a maneira mais eficaz de integração do indivíduo à sociedade. O projeto visa conceder remissão de parte do tempo da pena aplicada inicialmente.

Para obterem o benefício, os educandos farão leituras, formais e disciplinadas, de livros indicados por profissionais das áreas de Biblioteconomia, Letras, Direito, Serviço Social e Psicologia.

O projeto foi desenvolvido por uma Comissão, instituída pela Vara Criminal da Comarca de Formiga, que tem como presidente a advogada Cristina Rezende Eliezer. O chefe da avaliação técnica é Marcos Roberto da Silva Costa, egresso do UNIFOR-MG, hoje bibliotecário da Casa da Cultura, do Centro de Memória e da Câmara Municipal de Passos/MG. A aluna do 1o período de Biblioteconomia, Gisele de Fátima Alaião, manifestou, espontaneamente, o desejo de participar do projeto e foi nomeada auxiliar da avaliação técnica. Além do curso de Biblioteconomia, também estão envolvidos no projeto os cursos de Direito e Letras do Centro Universitário de Formiga.

A coordenadora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Profa. Margarita Torres; o diretor geral da Penitenciária Regional de Formiga, Coronel Murilo Bento Foschete; a advogada Cristina Eliezer; e a aluna Gisele Alaião

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO