
UNIFOR-MG participa do projeto piloto do Sistema e-MEC
sexta-feira, 30 de julho de 2010.
A CGOC (Coordenação Geral de Orientações e Controle da Educação Superior), em conjunto com o Setor de Informática do MEC (Ministério da Educação), selecionou as 500 maiores Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do país para participarem de um projeto piloto de recadastramento no Sistema e-MEC, portal eletrônico do Ministério. O convite para participar de uma capacitação para adequação do cadastro no Sistema e-MEC, o que comprova que o Centro Universitário foi uma das IES escolhidas, foi enviado ao UNIFOR-MG no dia 29 de junho.
A CGOC (Coordenação Geral de Orientações e Controle da Educação Superior), em conjunto com o Setor de Informática do MEC (Ministério da Educação), selecionou as 500 maiores Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do país para participarem de um projeto piloto de recadastramento no Sistema e-MEC, portal eletrônico do Ministério.
O convite para participar de uma capacitação para adequação do cadastro no Sistema e-MEC, o que comprova que o Centro Universitário foi uma das IES escolhidas, foi enviado ao UNIFOR-MG no dia 29 de junho, em nome do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e Coordenação Geral de Orientação e Controle. No documento, os órgãos explicam que a readequação dos dados cadastrais das IES será feita para que sejam sanadas eventuais incorreções no cadastro e-MEC, o que trará benefícios fundamentais para as instituições que participam de programas governamentais, como Censo da Educação Superior e FIES (Financiamento Estudantil), além de tornar públicas as informações cadastrais.
As informações sobre a capacitação foram enviadas pela assessora da AFEESMIG (Associação das Fundações de Ensino Superior de Minas Gerais), Maria Teresa Barreto. Segundo ela, o evento foi conduzido pelo coordenador geral de orientação e controle da educação superior do MEC, Prof. Gustavo Henrique Moraes, com a ajuda dos funcionários Thiago e Samuel Ricardo.
O novo modelo tem como objetivo ser um cadastro único de informação sobre as instituições do país, tanto para o público quanto para as secretarias, sendo, ao mesmo tempo, um elo de comunicação mais forte entre os dirigentes e procuradores institucionais e o Ministério da Educação.
O sistema, no primeiro momento, será utilizado como um aditamento rápido e válido para resolver processos mais simples. Quem irá decidir se é pertinente ou não a alteração ou informação registrada é o MEC, durante a validação.
{mosimage} O convite para participar da capacitação para adequação do cadastro no Sistema e-MEC foi enviado ao UNIFOR-MG em nome do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e Coordenação Geral de Orientação e Controle |