icone buscar
UNIFOR-MG terá Projeto de Inclusão Digital e Social

UNIFOR-MG terá Projeto de Inclusão Digital e Social

quarta-feira, 02 de setembro de 2009.
UNIFOR-MG terá Projeto de Inclusão Digital e Social

 

O UNIFOR-MG aprovou a criação de um novo projeto de extensão. Intitulado Projeto de Inclusão Digital e Social, o trabalho é voltado para menores carentes de Formiga/MG e trata-se de uma atividade vinculada ao Programa de Extensão Permanente, financiada pela Instituição. O projeto foi idealizado pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Alexandre Magno de Sousa. Confira informações completas sobre inscrições e objetivos do projeto!!!

O UNIFOR-MG aprovou a criação de um novo projeto de extensão. Intitulado Projeto de Inclusão Digital e Social, o trabalho é voltado para menores carentes de Formiga/MG e trata-se de uma atividade vinculada ao Programa de Extensão Permanente, financiada pela Instituição. O projeto foi idealizado pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Alexandre Magno de Sousa.

 

O curso será realizado de 14 de setembro a 03 de dezembro, às terças e quintas, das 9 às 10h30, no Laboratório de Programação e no Laboratório de Hardware & Redes.

 

A coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância do UNIFOR-MG (CEPEP), Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, diz que "ainda há muito o que se fazer para diminuir os problemas causados pela situação de vulnerabilidade vivida pelas crianças, mas é inegável que o projeto contribuirá para um maior desenvolvimento pessoal e social das mesmas, além de fortalecer a convivência familiar e comunitária".

 

Para o Prof. Alexandre, hoje, é praticamente impossível realizar uma atividade sem um mínimo de conhecimento em informática. Porém, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, aproximadamente 90% da população brasileira encontra-se excluída do desfruto das tecnologias da Era Digital. "Podemos citar, como principal causa da exclusão digital, a própria exclusão sócioeconômica, que impede que a população de baixa renda tenha acesso às tecnologias", explica.

 

O coordenador fala, ainda, sobre os objetivos do projeto. "O trabalho tem como objetivo permitir às crianças que ainda não tenham acesso ao computador e à Internet aprender a utilizar os recursos oferecidos pelo computador como ferramenta. Dessa forma, será proporcionado um ambiente em que ela possa deixar de ter, simplesmente, um papel passivo de consumidor de informações e passe a ser um futuro produtor de conhecimentos e serviços desta geração. Além disso, o projeto visa orientar e educar as crianças com relação à segurança na Internet, principalmente em sites de relacionamento, comunidades virtuais e programas de comunicação, como, por exemplo, o MSN", explica.

 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 11 de setembro, em formulário próprio, na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), Prédio 1 do campus. Somente crianças de 9 a 12 anos poderão se inscrever, respeitando o número máximo de 40 vagas. Para inscrição, é necessário cópia de comprovante de residência (conta de água ou energia).

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3329-1415.

 {mosimage}

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo