
16º Encontro Nacional de Química Analítica terá mais dois trabalhos do UNIFOR
sexta-feira, 21 de outubro de 2011.
Intitulado “Estudo sobre aquisição de conhecimento de Química Analítica em Escolas Públicas da cidade de Formiga – MG”, o trabalho retrata uma pesquisa realizada nas escolas de Formiga sobre como se encontra o ensino de Química, visando o estudo da Química Analítica. “Percebe-se, muitas vezes, que, apesar de extremamente prático, tal campo vem sendo abordado apenas com métodos teóricos, fato que pode interferir na aprendizagem significativa”, comentou a professora.
O segundo trabalho, “Cromatografia Planar com Fase Estacionária de amido de milho: uma opção diferenciada de prática”, apresenta um experimento realizado pelas autoras, com a participação do Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida, do UNIFOR, no qual elaboraram uma placa de cromatografia com amido de milho, no lugar de outros produtos químicos, antes utilizados. De acordo com a acadêmica Adriely, “o experimento obteve êxito e pode ser uma alternativa para pesquisas de baixo custo. Tem eficiência para análises em laboratórios, como também é uma forma prática de se mostrar a cromatografia nas escolas”.
“Espera-se muito desta participação no congresso, pois tem alcance nacional, sendo muito importante na comunidade acadêmica em Química Analítica. Pode também contribuir para Projetos de Iniciação Científica, pois trará acesso a novos trabalhos e novas abordagens metodológicas”, destacou a Profa. Ms. Camila.
Outro trabalho
Os alunos do 6o período do curso de Química do Centro Universitário de Formiga, Nunes Antônio Pimenta e Karina Silva Nascimento, também participarão do 16º Encontro Nacional de Química Analítica, com a apresentação oral do trabalho intitulado “Determinação do teor alcoólico em cachaças utilizando Titulação e Diagramas de Fases”. A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida.
A acadêmica Adriely Arantes Borges, do 6o período de Química, e a Profa. Ms. Camila de Melo Silva