
Semana do Biólogo capacita alunos do UNIFOR-MG
sexta-feira, 25 de setembro de 2015.
Palestras e minicursos marcaram a Semana do Biólogo, realizada no UNIFOR-MG, nos dias 31 de agosto, 1º e 3 de setembro. O evento teve como finalidades promover a integração e estimular os estudantes do curso de Ciências Biológicas, possibilitar a atualização constante de conhecimentos acerca de temas de interesse da área biológica e comemorar o Dia do Biólogo.
Segundo a coordenadora, Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro, o curso de Ciências Biológicas permite aos acadêmicos a possibilidade de atuação em inúmeras áreas, como: meio ambiente, biotecnologia, produção, educação e saúde. Assim, o evento permitiu a interdisciplinaridade e uma visão científica de diversas áreas da Biologia, indispensáveis à formação do biólogo.
No dia 31 de agosto, foram realizadas duas palestras. A primeira teve como tema “O mercado de trabalho do biólogo”, proferida pelo assessor institucional do Conselho Regional de Biologia (CRBio – 4ª Região), Igor Noronha. A segunda palestra, com o tema “Identificação por MALDI-TOF MS de isolados de Aspergillus Seção Nigri e avaliação do potencial biotecnológico na produção de biossurfactantes”, foi ministrada pelo Prof. Me. Lucas Vieira de Faria, egresso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG.
O evento teve continuidade no dia 1° de setembro com o palestrante Prof. Dr. Alysson Rodrigo Fonseca e Silva que falou sobre “Biorremediação. Todas as palestras foram no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.
Na data em que se comemorou o Dia do Biólogo, 3 de setembro, os alunos do curso de Ciências Biológicas participaram de três minicursos que ocorreram simultaneamente.
O minicurso 1 foi “Eletroforese”, com o Prof. Dr. José Barbosa Júnior, no Laboratório de Fisiopatologia da Reprodução – Prédio 5. O minicurso 2 foi sobre “Perícia ambiental”, ministrado pela Profa. Ma. Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira, na Sala 117. Já o minicurso 3, “Aplicações de espectrofotometria UV-VIS em análises biológicas”, teve como instrutor o Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida, no Laboratório de Engenharia Aplicada – Prédio 1.