Alunos de Engenharia de Produção assistem à palestra sobre Noções de Primeiros Socorros e Acidentes

sexta-feira, 21 de maio de 2010.

Os alunos do 1º e 7o período do curso de Engenharia de Produção do UNIFOR-MG assistiram à palestra sobre Noções de Primeiros Socorros e acidentes, na noite de 17 de maio. O tema foi abordado pelo Sargento do Corpo de Bombeiros, Roverci Oliveira da Silva de Jesus, com o objetivo de complementar as aulas de Ergonomia e Segurança do Trabalho, ministrada pela Profa. Marisa Arantes, Engenheira de Segurança do Trabalho.

Cerca de 90 estudantes compareceram na ocasião e conheceram a respeito das ações de uma Brigada do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros, além de atitudes que devem ser tomadas diante de um acidente no trabalho.

A Profa. Marisa comentou a respeito da importância de abordar o assunto junto aos alunos de Engenharia de Produção. “A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas”.

“O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, é necessário a pessoa se certificar de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos. Um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima. Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima, a pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando assistência. Para que se possa prestar um socorro de emergência correto e eficiente, é preciso dominar as técnicas de primeiros socorros. Há quem pense que, na hora da emergência, não terá coragem ou habilidade suficiente, mas isso não deve ser motivo para deixar de aprender as técnicas”, orientou a professora.

A Profa. Marisa Arantes, responsável pela disciplina Ergonomia e Segurança do Trabalho

O palestrante, Sargento Roverci Oliveira da Silva

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025
17 de abril de 2024