Alunos de Engenharia de Produção desenvolvem pesquisa sobre processo produtivo

sexta-feira, 07 de março de 2008.
Alunos de Engenharia de Produção desenvolvem pesquisa sobre processo produtivo
Os alunos do sexto período de Engenharia de Produção do UNIFOR-MG Claudinei Rodrigues de Souza e Rodrigo César da Silva estão desenvolvendo uma pesquisa intitulada Estudo dos processos produtivos da indústria de móveis, envolvendo custos, qualidade, tempo e lucro.

O trabalho pertence a uma das áreas da Engenharia de Produção e enfatiza a otimização de processos industriais, possuindo base de dados e grande variação de opção para se projetar uma alteração qualquer ou resolver problemas existentes, hoje, em todo o processo produtivo estudado.

De acordo com os pesquisadores, que recebem orientação da Profa. Ms. Andréia Peçanha, o objetivo do trabalho é estudar o processo de produção das indústrias de móveis de Carmo do Cajuru/MG. “Com este estudo, acreditamos estar contribuindo para o aumento da eficiência produtiva, redução de custos no processo de produção, aumento da competitividade do setor e aumento dos lucros”, explicam os alunos.

Os futuros engenheiros acreditam que a pesquisa irá proporcionar um crescimento pessoal a eles, já que têm a oportunidade de estudar e analisar os processos produtivos e seus problemas para, possivelmente, promover um desenvolvimento oportuno e necessário ao pólo moveleiro cajuruense, que necessita de estudos nos processos de transformação. Segundo eles, “dessa forma, o estado de Minas Gerais poderá ter um setor moveleiro mais competitivo e consolidado, buscando espaço como um dos melhores do país, fortalecendo a economia nacional e a imponência do mercado moveleiro nacional e internacional”, dizem.

Desenvolvimento
Segundo os alunos, primeiramente, faz-se a coleta de dados, ponto fundamental para o começo da atividade, que é feita através de visitas técnicas às empresas selecionadas. Em seguida, é realizada a modelagem dos dados, utilizando ferramentas didáticas e software para este fim, para que se obtenha dados mais confiáveis e um estudo de mais precisão.

UNIFOR-MG e Engenharia de Produção
Os alunos confirmam o apoio recebido pelo UNIFOR-MG e seus profissionais. “É de suma importância o apoio recebido pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Francisco de Sousa Júnior, e pelos professores Dr. Ricardo Carrasco Carpio e Prof. Marcelo Vaz, que nos incentivaram, desde o início do trabalho, nos orientando sobre como começar e nos mostrando a importância de se desenvolver projetos científicos e estudos em áreas específicas. Nossa orientadora também tem sido parte fundamental da pesquisa e irá nos acompanhar durante todo o projeto. “Seria muito difícil começarmos se não fosse pelo empenho de todas estas pessoas”, afirmam os alunos.

Segundo o coordenador do curso, “o incentivo dado aos alunos para desenvolverem pesquisas está relacionado ao alto nível de formação e conhecimento dos professores que os orientam. É essa excelência dos professores do UNIFOR-MG que faz o curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário ser o melhor da região”, comenta.

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO