Alunos de Engenharia de Produção desenvolvem pesquisa sobre processo produtivo
sexta-feira, 07 de março de 2008.O trabalho pertence a uma das áreas da Engenharia de Produção e enfatiza a otimização de processos industriais, possuindo base de dados e grande variação de opção para se projetar uma alteração qualquer ou resolver problemas existentes, hoje, em todo o processo produtivo estudado.
De acordo com os pesquisadores, que recebem orientação da Profa. Ms. Andréia Peçanha, o objetivo do trabalho é estudar o processo de produção das indústrias de móveis de Carmo do Cajuru/MG. “Com este estudo, acreditamos estar contribuindo para o aumento da eficiência produtiva, redução de custos no processo de produção, aumento da competitividade do setor e aumento dos lucros”, explicam os alunos.
Os futuros engenheiros acreditam que a pesquisa irá proporcionar um crescimento pessoal a eles, já que têm a oportunidade de estudar e analisar os processos produtivos e seus problemas para, possivelmente, promover um desenvolvimento oportuno e necessário ao pólo moveleiro cajuruense, que necessita de estudos nos processos de transformação. Segundo eles, “dessa forma, o estado de Minas Gerais poderá ter um setor moveleiro mais competitivo e consolidado, buscando espaço como um dos melhores do país, fortalecendo a economia nacional e a imponência do mercado moveleiro nacional e internacional”, dizem.
Desenvolvimento
Segundo os alunos, primeiramente, faz-se a coleta de dados, ponto fundamental para o começo da atividade, que é feita através de visitas técnicas às empresas selecionadas. Em seguida, é realizada a modelagem dos dados, utilizando ferramentas didáticas e software para este fim, para que se obtenha dados mais confiáveis e um estudo de mais precisão.
UNIFOR-MG e Engenharia de Produção
Os alunos confirmam o apoio recebido pelo UNIFOR-MG e seus profissionais. “É de suma importância o apoio recebido pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Francisco de Sousa Júnior, e pelos professores Dr. Ricardo Carrasco Carpio e Prof. Marcelo Vaz, que nos incentivaram, desde o início do trabalho, nos orientando sobre como começar e nos mostrando a importância de se desenvolver projetos científicos e estudos em áreas específicas. Nossa orientadora também tem sido parte fundamental da pesquisa e irá nos acompanhar durante todo o projeto. “Seria muito difícil começarmos se não fosse pelo empenho de todas estas pessoas”, afirmam os alunos.
Segundo o coordenador do curso, “o incentivo dado aos alunos para desenvolverem pesquisas está relacionado ao alto nível de formação e conhecimento dos professores que os orientam. É essa excelência dos professores do UNIFOR-MG que faz o curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário ser o melhor da região”, comenta.