ALUNOS PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG

quarta-feira, 09 de novembro de 2022.
ALUNOS PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG

Acadêmicos do 2°, 8° e 10° períodos do curso de Direito participaram, no dia 26 de outubro, do Júri Simulado. A atividade ocorreu no Fórum Magalhães Pinto, da Comarca de Formiga. O projeto está vinculado essencialmente às ações desenvolvidas no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e em sala de aula.

A Profa. Ma. Adriana Prado disse que o objetivo principal é oportunizar a compreensão do fenômeno criminal e o ritual que marca todas as etapas do procedimento do júri para a apuração de um crime doloso contra a vida. O trabalho é multidisciplinar e envolve as disciplinas Processo Penal, Direito Penal e Prática Penal.

De acordo com a docente, a iniciativa mostra na prática a dinâmica do Tribunal do Júri, como funciona o conselho de sentença, e que tudo é feito exatamente como acontece, no mesmo ambiente, com o sorteio de jurados, e com a mesma seriedade.

O Prof. Dr. Altair Resende Alvarenga, que é Juiz da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Formiga, contou que dessa vez o caso utilizado como exemplo aconteceu em uma cidade próxima a Formiga, quando quatro pessoas foram acusadas de um homicídio simples.

Segundo o entrevistado, o Núcleo de Práticas Jurídicas distribuiu o caso aos acadêmicos do 10° período que fizeram a acusação e aos do 8° que fizeram a defesa. Os alunos do 2° período compuseram o conselho de sentença, desempenhando a função de jurados.  “Os alunos tiveram formação teórica em Processo Penal, em Prática Jurídica, em Direito Penal e agora eles puderam verificar à luz do caso concreto, com a explicação de todas as etapas do Tribunal do Júri, como efetivamente funciona o tribunal do povo”.

O Prof. Me. André Hostalácio Freitas, Coordenador do NPJ, destacou a importância da atividade para os alunos como forma de experienciar uma das mais intrigantes áreas do conhecimento do Direito. “A teoria aliada à prática é a melhor receita do sucesso, por isso o Júri Simulado é uma atividade fixa no cronograma do curso de Direito!”

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA É NOTA 5 NO MEC

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA É NOTA 5 NO MEC

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG
25 de abril de 2024