Campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) é realizada no UNIFOR-MG
sexta-feira, 16 de abril de 2010.
Durante a campanha, mais de 150 pessoas foram imunizadas
Nos dias 13 e 14 de abril, das 19 às 22 horas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Ambulatório do UNIFOR-MG promovendo a vacinação de membros da comunidade acadêmica entre 20 e 39 anos. 169 pessoas foram imunizadas.
Campanha
A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) foi lançada pelo Ministério da Saúde, no dia 08 de março, e tem como objetivos manter o funcionamento dos serviços de saúde, diminuir o risco de adoecer e o número de mortes associadas à gripe e orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene.
Vacinas
As vacinas foram adquiridas de três laboratórios: Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantan) e Novartis, que são fornecedores de vacinas para todos os países.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e já está em uso em outros países, não tendo sido observada uma relação entre sua administração e a ocorrência de eventos adversos graves. Além disso, registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. No Brasil, está sendo utilizada a vacina injetável, administrada por via intramuscular.
A vacinação acontecerá no período de 8 de março a 21 de maio, ao mesmo tempo, em todo território nacional, e os grupos de maior risco serão vacinados em etapas.
Influenza A (H1N1)
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre 7 e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
Prevenção
A vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe. É fundamental também manter medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação, como lavar as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; proteger com lenços boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e ambientes fechados; deixar o ambiente doméstico arejado; manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física; dentre outros.
{mosimage} |