icone buscar
Coluna Iniciação Científica

Coluna Iniciação Científica

sexta-feira, 16 de abril de 2010.
Coluna Iniciação Científica


Projeto: Caracterização das condições de uso e qualidade dos recursos hídricos no município de Formiga, estado de Minas Gerais

 

Objetivos: Caracterizar as condições de uso e qualidade da água do Rio Formiga, localizado no município de Formiga, Minas Gerais; avaliar a qualidade microbiológica e físico-química de amostras de água do Rio Formiga, estabelecendo o trecho de três quilômetros a jusante e a montante, a partir do perímetro urbano; avaliar a capacidade em diluir as cargas de coliformes oriundas dos dejetos lançados no Rio Formiga, ao longo de seu curso e em períodos sazonais diferentes (capacidade depurativa)

 

Professores: Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira e Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo

 

Alunos: Magno José Alves (Engenharia Ambiental), Elder Lasmar Gontijo (Engenharia Ambiental) e Paulo Ricardo Frade (Engenharia Ambiental)

 

Modalidade: FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)

 

Os professores Dr. Leyser e Dra. Ivani explicam que o Programa de Iniciação Científica (PIC) do UNIFOR-MG tem grande importância para o desenvolvimento científico dos alunos e professores, pois possui como princípio a disseminação do conhecimento, utilizando a pesquisa para atingir este objetivo. "A Iniciação Científica amadurece o estudante, contribuindo para que este possa se tornar um formando com habilidades mais refinadas, sendo que, nessa prática, ele pode testar técnicas e teorias aprendidas em sala de aula, ampliar e experimentar conhecimentos, compondo o processo de aprendizado e evolução. Assim, a Iniciação Científica prepara o estudante, que será melhor qualificado e adequado às situações a serem vividas fora do ambiente acadêmico", dizem.

 

"A Iniciação Científica deve ser vista mais do que como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto, pois constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade, tanto nos alunos quanto nos professores. É um instrumento de formação de recursos humanos qualificados, que influencia no desenvolvimento crítico, ético e cultural, preparando os alunos, com excelência, não só para o mundo acadêmico (mestrado, doutorado), mas também para o mercado de trabalho", relatam.

 

Atuando nas áreas de solos, águas e metais pesados, em 2009, durante o I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, o Prof. Dr. Leyser foi agraciado com o prêmio "Dr. Milton Teixeira", como orientador do melhor trabalho de Iniciação Cientifica do Brasil, concedido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos/SP. Também recebeu o título de melhor trabalho de pesquisa básica no II Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do Centro de Energia Nuclear Aplicada à Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), em Piracicaba/SP. Além disso, foi agraciado com o prêmio "Mérito Científico", concedido durante o V Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental, realizado na cidade de Passos/MG, cujo trabalho, inclusive, foi publicado, na íntegra, no periódico "Ciência et Praxis".

 

Os alunos Magno, Elder e Paulo contam que foi por meio dessa oportunidade que cresceram intelectual e profissionalmente. "Durante o desenvolvimento de nossas pesquisas, aperfeiçoamos nossos conhecimentos, exercemos o papel do engenheiro ambiental e vivenciamos, na prática, a realidade destes profissionais. Alguns dos objetivos do nosso trabalho são: caracterizar as condições de uso e qualidade da água do rio, por meio de análises de qualidade microbiológica e físico-química; avaliar os impactos causados pelo processo de urbanização, no que se refere aos aspectos ecológicos e de saúde pública, para determinar a intensidade das concentrações e a tendência observada nos componentes orgânicos, inorgânicos, nutrientes e cargas de coliformes, que retratam os reflexos dessa poluição; e realizar um levantamento detalhado da bacia hidrográfica do Rio Formiga. Agradecemos ao UNIFOR-MG e à FAPEMIG pelo apoio ao projeto e concessão de bolsa. Agradecemos, em especial, aos nossos orientadores, Prof. Dr. Leyser, Profa. Dra. Ivani e Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo, por essa oportunidade", explicam.

 

 {mosimage}

Da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Leyser junto aos alunos Magno, Paulo e Elder

fique por dentro

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025
17 de abril de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025

Pular para o conteúdo