
Coordenador de Fisioterapia tem trabalhos aceitos para Conferência Mundial em Curitiba
quarta-feira, 18 de novembro de 2015.
O coordenador do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, Prof. Me. André Carvalho Costa, teve três trabalhos aceitos para a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES (União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação), que será realizada de 22 a 26 de maio de 2016, em Curitiba.
Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela UIPES configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. No entanto, desde essa época, só uma aconteceu na América do Sul, em Buenos Aires, em 1969. Portanto, o Brasil será o segundo país deste continente a sediar esse evento tão importante.
O contexto atual é propício para a discussão da promoção da saúde, já que as mudanças no perfil de distribuição da saúde e do adoecimento, aliado ao reconhecimento da limitação de ações centradas em um modelo biomédico de atenção e cuidado, evidenciam a necessidade de novas abordagens voltadas para a atuação sobre determinantes amplos da saúde, por meio de políticas públicas integradas e intersetoriais para promover a saúde.
O primeiro trabalho aceito é intitulado “ Influência de um programa educativo na promoção da saúde de mulheres obesas”. Tem como objetivo principal avaliar a influência de um Programa Educativo em Saúde, sobre aspectos antropométricos, bioquímicos e comportamentais de mulheres obesas. Esse trabalho é fruto de um projeto de Iniciação Científica do UNIFOR-MG e tem como autores: o Prof. Me. André Carvalho Costa (coordenador do projeto e apresentador do pôster na conferência); Vanessa Cristina Caetano do Couto e Kamila de Oliveira Terra, alunas do curso de Fisioterapia e bolsistas da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais); Gabriela Flávia Faria, acadêmica do curso de Fisioterapia e pesquisadora voluntária, e Helena Siqueira Vassimon, docente do curso de pós-graduação da UNIFRAN e colaboradora no projeto.
O segundo trabalho aborda a “Relação entre estresse e risco de doenças cardiovasculares em bancários de uma cidade do Centro-Oeste mineiro”. O objetivo principal é avaliar o grau de estresse em bancários de uma cidade do Centro-Oeste de Minas Gerais e correlacionar com um possível risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse trabalho é resultante de um projeto de TCC desenvolvido no curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, com a autoria do Prof. Me. André Carvalho Costa (orientador e apresentador do pôster eletrônico no evento); Marcos Vinícius de Paula Inácio, egresso do curso de Fisioterapia e elaborador do TCC, e Helena Siqueira Vassimon, professora do curso de pós-graduação da UNIFRAN e colaboradora no trabalho.
O terceiro trabalho tem como título “Dinâmicas mindfulness na educação popular”.Esse trabalho será apresentado por meio de uma oficina que terá o objetivo de proporcionar aos participantes uma vivência mindfulness por dinâmicas (práticas/jogos) como prática para a educação popular. Essa oficina será apresentada em inglês, português e espanhol, aberta para, no máximo, 16 participantes e terá uma hora de duração. Os autores desse workshop são: Lucas Ribeiro Marques Campos de Oliveira, que cursa mestrado em Promoção de Saúde pela UNIFRAN e facilitador principal da oficina; o Prof. Me. André Carvalho Costa, que cursa doutorado em Promoção de Saúde pela UNIFRAN e co-facilitador da oficina; Mônica Andrade, docente do curso de pós-graduação da UNIFRAN e co-facilitadora da oficina.
A aprovação desses trabalhos é de suma importância para o curso de Fisioterapia, pois deixa em evidência que os alunos do Centro Universitário de Formiga podem desenvolver, ao longo da sua trajetória acadêmica, diversas habilidades e competências que os tornam profissionais extremamente qualificados para o mercado de trabalho. “É importante destacar que isso só é possível graças ao apoio incondicional do UNIFOR-MG que fornece todo o suporte necessário para que o aluno conquiste esse êxito em sua formação”, enfatizou o coordenador.