CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA É NOTA 5 NO MEC

segunda-feira, 06 de maio de 2024.
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA É NOTA 5 NO MEC

Em 2023 o curso de Medicina Veterinária, na modalidade presencial, do Centro Universitário foi avaliado com nota máxima (nota 5) pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição passou por uma avaliação criteriosa onde foram analisados diversos aspectos que compõem o curso. A Reitoria fez a recepção dos representantes do MEC, juntamente ao coordenador do curso, Prof. Dr. Leonardo Borges Acúrcio.

A nota foi considerada dentro de uma escala de 0 a 5, o que reforça o ensino de qualidade oferecido pelo UNIFOR-MG já há muito anos e que busca constantemente trazer melhorias para apoiar a educação dos alunos e sua preparação para se tornarem grandes profissionais.

Informações do curso:

O curso de Medicina Veterinária estuda a prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outra causa que represente agravamento à saúde dos animais. Além disso, a grade curricular também é composta por conteúdos que buscam assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal, por meio do controle da saúde dos animais e dos processos que visam a obter seus produtos, assim como sua distribuição, venda e preparo.

A Medicina Veterinária também tem uma atuação importante nas políticas de saúde pública dos países por aprofundar os estudos na origem e propagação de diversas doenças que têm como vetores animais domésticos ou silvestres, inclusive assegurar a própria integridade física dos animais.

O médico veterinário é o profissional capacitado a solucionar problemas de sanidade animal e saúde pública, desenvolver a produção animal e participar, efetivamente, com competência e postura profissional, no contexto social.

Diferenciais do curso:

Desde o início, o curso proporciona ao aluno a preparação para a vida profissional por meio de estágios e contato com os ambientes da instituição, como laboratórios, Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG (CLIMVET), Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG, e outros locais onde ocorre o desenvolvimento de projetos da área.

A experiência adquirida ao longo do curso permite ao aluno desenvolver segurança e confiança na sua atuação no mercado de trabalho. As áreas de atuação do médico veterinário são:

1. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses
  2. Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afetam os animais;
  3. Controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.

Conheça o UNIFOR-MG:

A instituição possui os principais elementos que irão fazer a diferença na vida acadêmica do aluno: uma infraestrutura completa em laboratórios, a Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG (CLIMVET) e a Fazenda Laboratório, com os ambientes preparados para complementar as aulas práticas e proporcionar a melhor experiência e conhecimento aos alunos.

Além disso, o UNIFOR-MG também oferece um ensino de qualidade e que atende a todos os requisitos do Ministério da Educação. O corpo docente é composto por professores que possuem qualificação em Mestrado ou Doutorado para trazer aos alunos, além do conhecimento, também suas experiências na área acadêmica.

O campus é composto também por diversos espaços para apoiar na experiência dos alunos. Possui Laboratórios de Informática; Laboratórios de Iniciação Científica, e outros com diversas finalidades; possui uma biblioteca física com um rico acervo de obras, possui uma biblioteca virtual com diversos materiais técnicos e científicos, possui também Campo de Futebol, CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), Clube UNIFOR-MG, Ginásio Olímpico e muito mais. Esses espaços estão disponíveis para agregar tanto no repertório do aluno como garantir o melhor aproveitamento da instituição ao longo da sua jornada acadêmica.

Confira depoimentos dos egressos aqui.

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Modalidade: Presencial

Período: Matutino

Duração: 10 períodos (5 anos)