
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REALIZA 3ª EDIÇÃO DO SECOV
sexta-feira, 10 de maio de 2024.
O curso de Medicina Veterinária realizou, no dia 29 de abril, a 3ª edição do Seminário de Caprinocultura e Ovinocultura – SECOV, que reuniu alunos do curso, profissionais da área, produtores rurais e a turma do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unifor. O evento contou com diversas palestras sobre caprinocultura e produção de queijos.
O SECOV é um projeto de extensão dentro da disciplina de Caprino e Ovinocultura, ministrada pelo Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, que é realizado por meio de um seminário com o intuito de aproximar os alunos da temática e trazer informações atualizadas e pertinentes para o público.
A aluna Lara Luisa de Camargos Guimarães, do 5º período do curso de Medicina Veterinária, conta que os alunos ficaram responsáveis por todos os detalhes do evento e que foram orientados pelo Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, que orientou na idealização do evento e na condução do conteúdo, e pelo Prof. Dr. Leonardo Borges Acúrcio, que orientou na parte documental e burocrática, assim como na busca por componentes que agregassem no evento como patrocinadores e palestrantes.
O Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira falou um pouco sobre o evento: “Nós já trabalhamos com ovino de leite, ovino de corte e agora vamos trabalhar com caprino leiteiro. A gente lança as ideias na sala de aula e os alunos vão atrás de produtores próximos do UNIFOR-MG com o objetivo de trazê-los para falar sobre a experiência deles com a criação de caprinos para o público”.
O Prof. Dr. Leonardo Borges Acúrcio ressaltou a importância de poder contar com um público tão diversificado prestigiando o evento. Sendo esse um dos objetivos do curso de Medicina Veterinária, levar informações pertinentes a quem interessa e aproximar pessoas interessadas em conhecer mais sobre os cursos de graduação oferecidos pelo UNIFOR-MG.
As apresentações tiveram início com a produtora rural Elis Cristina Souza Serra, que falou sobre “Caprinocultura, queijo e turismo na canastra”. Em seguida, as pessoas participaram de um coffee break organizado pelos alunos.
Após a pausa, o produtor rural Frederico Mattos de Paiva Guimarães apresentou uma palestra com o tema “A trajetória dos queijos finos pallet e capri vita”. Ele atua há 7 anos no ramo de laticínios e trouxe o relatos da sua história e das suas experiências para contribuir no repertório dos alunos e do público, contando as dificuldades e desafios que passou para consolidar a sua empresa.
Para concluir o evento, as alunas do 5º período do curso de Medicina Veterinária Quétsia Kênia Amarante e Lara Luisa de Camargos Guimarães apresentaram uma palestra onde explicaram as propriedades nutricionais e funcionais do leite na caprinocultura leiteira.
A aluna Quétsia Kênia Amarante falou sobre a palestra apresentada: “Temos hoje estudos que abordam o valor nutricional das proteínas e carboidratos que estão presentes no leite de cabra e o quanto isso pode ser benéfico frente ao leite de vaca. Então,a gente traz esse conhecimento para que até nós, veterinários, possamos buscar mais esse tipo de produção para o nosso meio, dado que no Brasil ela não é tão difundida quanto em outros países, como a Índia, que é uma grande exportadora de leite”.