icone buscar
Divulgados resultados do Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca

Divulgados resultados do Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca

terça-feira, 24 de novembro de 2009.
Divulgados resultados do Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca


Como uma organização que oferece serviços à comunidade acadêmica, a Biblioteca precisa de informações obtidas junto a seus usuários para mensurar a qualidade e/ou a necessidade dos serviços disponibilizados. Desta forma, evidencia-se a importância da realização do PABI (Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca), que capta informações junto ao público alvo e promove uma reflexão sobre a organização da Biblioteca como um todo.

 

Para que este setor alcance sucesso no processo de tomada de decisão, é preciso conhecer as necessidades e dificuldades de seus usuários. Uma boa prestação de serviços na Biblioteca significa entregar as informações úteis na hora certa e às pessoas certas.

 

A primeira etapa do PABI, a aplicação dos questionários, foi realizada no período de 19 a 30 de outubro, na Biblioteca e no Centro de Atendimento ao Professor (CAP). O resultado, em forma de gráficos, está exposto para toda a comunidade acadêmica em um painel colocado na Praça de Alimentação 1, que poderá ser visto até o dia 30 de novembro.

 

Pesquisa

Participaram da pesquisa 506 pessoas, sendo 459 discentes e 47 docentes. Do total de participantes, 63,62% são do sexo feminino e 44,88% estão na faixa etária entre 18 a 21 anos. O curso com maior índice de participação foi Enfermagem, com 35,3%.

 

Perguntados sobre o que os levam à Biblioteca, 72,39% responderam que é pesquisa acadêmica. No item como ficaram sabendo da existência da Biblioteca, 31,66% responderam que foi por indicação de professor. No espaço dedicado às sugestões pessoais, os assuntos mais comentados foram: o acervo (mais exemplares), atendimento (mais funcionários para auxiliar na pesquisa), empréstimo (renovação pela Internet), estrutura física (bebedouro), produtos e serviços (não pagamento da carteira de sócio) e tecnologia (mais computadores com Internet mais rápida).

 

A coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, Virgínia Vaz, fala sobre a relevância dos resultados obtidos quanto ao processo de tomada de decisão no setor. "No planejamento da Biblioteca para 2010, serão levados em consideração os resultados colhidos pelo PABI, como fazemos todo ano, e, sempre que possível, estaremos oferecendo novos serviços e produtos ou melhorando os que já possuímos. A Biblioteca de uma Instituição de Ensino deve ser dinâmica e buscar sempre crescimento e renovação, de forma a acompanhar o desenvolvimento da organização onde está inserida", explica.

 {mosimage}

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING
18 de agosto de 2022

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA
16 de agosto de 2022

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
16 de agosto de 2022

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Skip to content