Docência, uma escolha de vida

terça-feira, 18 de dezembro de 2007.
Docência, uma escolha de vida
Diversas questões movem a escolha por uma profissão. A opção por uma carreira nem sempre passa pela vocação. Muitas vezes, é o interesse econômico ou os modismos que definem a escolha dos vestibulandos. Para esses, o futuro é uma incógnita, diante das alterações de mercado e da efemeridade social. A escolha por uma licenciatura, nos dias de hoje, é uma escolha de vida. É o primeiro passo de quem escolhe um curso por aptidão e encara a carreira profissional como um contínuo sacerdócio.

Diversas ações em projetos, alguns em andamento, demonstram a existência de uma política de valorização do magistério. Com uma história de formação profissional da docência, o UNIFOR-MG investe nos cursos de licenciatura para ampliar as oportunidades e definir novos caminhos na sociedade. Para o próximo vestibular, a instituição irá oferecer o curso de Biblioteconomia, com uma grande novidade: com três anos de duração, e cinco cursos de licenciatura, são eles: Ciências Biológicas, Letras (Inglês/Espanhol), Matemática, Pedagogia (Docência) e Química. A duração dos cursos de licenciatura é de três anos. As inscrições para o Segundo Vestibular 2008 UNIFOR-MG podem ser feitas até o dia 12 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 13 de janeiro, das 09:00 h às 13:00 h, no campus do Centro Universitário.

Ciências Biológicas
Mercado de Trabalho: O mercado de trabalho é amplo, podendo exercer a profissão de professor nas escolas de ensinos Fundamental e Médio, além de laboratórios, clínicas, pesquisas em empresas e multinacionais, dentre outras.

Letras (Inglês/Espanhol)
Mercado de Trabalho: O licenciado em Letras está apto a trabalhar como professor habilitado nas áreas de Português, Inglês e Espanhol, em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, pode atuar nas áreas em que o domínio da língua seja de importância capital, tais como: secretário executivo, revisor de textos, assessor cultural, elaboração de projetos escolares, tradução de textos, planejamento de eventos, feiras de livros, palestras, etc.

Matemática

Mercado de Trabalho: O licenciado em Matemática poderá exercer a docência nos ensinos Fundamental e Médio, além de exercer trabalhos em empresas de grande e médio porte.

Pedagogia (Docência)
Mercado de Trabalho: O profissional habilitado em Pedagogia atua na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Ensino Fundamental, além de atuar como responsável pela articulação e integração de todo o sistema educacional, entendendo o espaço escolar como local de práticas sociais, políticas e pedagógicas, fomentando e desenvolvendo práticas educativas, coletivas e compartilhadas, que tenham sustentação teórica compatível com o projeto político-pedagógico.

Química
Mercado de Trabalho: O licenciado em Química pode atuar como professor do Ensino Médio. De posse do registro no Conselho Regional de Química (CRQ), pode, ainda, realizar pesquisas pertinentes à Química e ser responsável técnico em indústrias e laboratórios.

Biblioteconomia
Mercado de Trabalho: No Brasil, o bibliotecário pode atuar, profissionalmente, no: Mercado Informacional Tradicional: bibliotecas públicas, universitárias, escolares, especializadas, centros culturais e arquivos; Mercado Informacional Potencial: editoras, livrarias, empresas privadas, provedores de Internet, bancos de dados; Mercado Informacional de Tendências: centro de informação/documentação de empresas, provedores de Internet, bancos e bases de dados, portal de acesso à Internet e redes institucionais internas (Intranet).

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG