ENGENHARIA CIVIL: um futuro promissor

quarta-feira, 31 de outubro de 2007.
ENGENHARIA CIVIL: um futuro promissor
Num país em constante desenvolvimento econômico, como o Brasil, o mercado de Engenharia Civil desponta como um segmento profissional promissor, uma vez que o investimento, em infra-estrutura e em novos empreendimentos urbanos, tem crescido muito, anualmente. Isso acarreta uma grande demanda de profissionais ligados a esse setor, devido à visão generalista, característica da profissão.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o déficit habitacional brasileiro, que chega a dez milhões de unidades, mantém o mercado de construção de moradias como uma entre as muitas opções de atuação do engenheiro civil. Além desta, é tarefa do engenheiro civil construir pontes, barragens e canalizar rios e córregos. Atuando sempre em parceria com outros profissionais, como o arquiteto, o topógrafo, o geólogo e o engenheiro de agrimensura, o engenheiro civil precisa, também, de conhecimentos técnicos de hidráulica, eletricidade, telefonia, transporte, entre outros, além de habilidade para administração e gerenciamento. Um outro campo é o de auto-estradas, por conta das recentes privatizações. Dados do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) revelam que o Brasil tem, aproximadamente, 100 mil km de rodovias pavimentadas, o que representa um déficit de 900 mil km, abrindo mais uma área de futuro promissor para esses profissionais.

A rotina do engenheiro civil inclui o corre-corre diário entre a obra e o escritório, horas de desenho sobre a prancheta ou na tela do computador. Segundo o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, futuro coordenador do curso, ao final do curso, o engenheiro civil, formado pelo UNIFOR-MG, possuirá toda a capacitação técnico-científica para atuar na elaboração de projetos para empresas de construção civil, de materiais de construção, podendo, ainda, atuar no serviço público e em bancos de investimento, prestando serviços de consultoria ou mesmo em instituições de pesquisa, quando optar por seguir a carreira acadêmica, devido à sólida formação em matemática e em outras áreas da ciência. “Além destas atribuições, o engenheiro civil, formado pelo UNIFOR-MG, caracterizar-se-á por ser um profissional com espírito crítico, suficiente para implantar e gerenciar a estrutura administrativa de obras, liderar equipes técnicas multidisciplinares e analisar cronogramas, orçamentos e viabilidades técnicas de obras”, complementa.

Vestibular 2008 UNIFOR-MG
As inscrições para o Vestibular 2008 UNIFOR-MG já estão abertas e podem ser feitas até o dia 08 de dezembro. As provas serão realizadas no dia 09 de dezembro, das 09:00 h às 13:00 h, no campus da instituição. Além de Engenharia Civil, o Centro Universitário irá oferecer, também, os cursos de: Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras (Inglês e Espanhol), Matemática, Pedagogia e Química.

Mais informações podem se obtidas pelo site: www.uniformg.edu.br ou pelo telefone: 0800 283 0494.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024