ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA RETORNAM ÀS ATIVIDADES

quarta-feira, 08 de março de 2023.
ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA RETORNAM ÀS ATIVIDADES

Cerca de trinta acadêmicos do último ano de Fisioterapia retornaram ao estágio obrigatório no final de janeiro. As ações foram interrompidas em dezembro para o recesso. As áreas e locais de funcionamento do Estágio Supervisionado são: Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Reumatológica e Hidroterapêutica (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG – CLIFOR); Fisioterapia Cardiorrespiratória (CLIFOR e Santa Casa de Caridade de Formiga); Fisioterapia Dermato-funcional e masto/uroginecologia (CLIFOR e Santa Casa); Disfunções Neuromotoras (CLIFOR e APAE); Saúde Coletiva (Espaço de Saúde Coletiva – prédio 1 do campus universitário e UBS do Bairro Água Vermelha e UBS do Bairro Bela Vista).

Os estagiários passam pelas cinco especialidades fisioterapêuticas. Cada grupo tem um supervisor, fisioterapeuta docente do Centro Universitário de Formiga. Eles acompanham os estagiários durante a avaliação e tratamento dos pacientes. A equipe de Supervisores é composta pelos profissionais: Prof. Me. Diequison Rite da Cunha, Profa. Ma. Kelly Cristina Paim Chaves, Prof. Dr. André Carvalho Costa, Profa. Mônica Campos Pedrosa, Profa. Ma. Ana Paula de Lourdes Pfister e Profa. Ma. Lígia Pelosi Mendonça.

De acordo com o coordenador do curso Prof. Me. Wellerson Costa Faria, o estágio é primordial por permitir ao aluno colocar em prática todo o aprendizado obtido na sala de aula e nos laboratórios. Pontuou que para a população é a oportunidade de ter um serviço de excelência. “Sempre buscamos a melhoria dos processos em saúde. É verificado o trabalho com a comunidade, buscando uma formação superior dos acadêmicos, o que é uma prática no UNIFOR-MG. Nesse sentido, o Centro Universitário de Formiga é destaque no quesito resolutividade em procedimentos fisioterapêuticos. Um exemplo é a CLIFOR, onde são realizados cerca de mil atendimentos por mês via SUS.”

A Clínica recebe os pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a demanda das unidades de saúde do município.

Tratamento

Quanto ao mercado para o Fisioterapeuta, o Prof. Me. Wellerson Costa Faria afirmou que está em alta o tratamento de sintomas relacionados à síndrome pós-Covid, como falta de condicionamento físico e outras complicações motoras e cardiorrespiratórias.

O Prof. Me. Wellerson Costa Faria comentou ainda a importância da Fisioterapia em Promoção de Saúde, Prevenção, Manutenção, Recuperação e Reabilitação. “Esse segmento tem como foco o cuidado ao paciente e não com a doença. A pessoa será orientada a adotar hábitos saudáveis para ter melhor qualidade de vida e evitar problemas futuros”.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”