


ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA RETORNAM ÀS ATIVIDADES
quarta-feira, 08 de março de 2023.


Cerca de trinta acadêmicos do último ano de Fisioterapia retornaram ao estágio obrigatório no final de janeiro. As ações foram interrompidas em dezembro para o recesso. As áreas e locais de funcionamento do Estágio Supervisionado são: Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Reumatológica e Hidroterapêutica (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG – CLIFOR); Fisioterapia Cardiorrespiratória (CLIFOR e Santa Casa de Caridade de Formiga); Fisioterapia Dermato-funcional e masto/uroginecologia (CLIFOR e Santa Casa); Disfunções Neuromotoras (CLIFOR e APAE); Saúde Coletiva (Espaço de Saúde Coletiva – prédio 1 do campus universitário e UBS do Bairro Água Vermelha e UBS do Bairro Bela Vista).
Os estagiários passam pelas cinco especialidades fisioterapêuticas. Cada grupo tem um supervisor, fisioterapeuta docente do Centro Universitário de Formiga. Eles acompanham os estagiários durante a avaliação e tratamento dos pacientes. A equipe de Supervisores é composta pelos profissionais: Prof. Me. Diequison Rite da Cunha, Profa. Ma. Kelly Cristina Paim Chaves, Prof. Dr. André Carvalho Costa, Profa. Mônica Campos Pedrosa, Profa. Ma. Ana Paula de Lourdes Pfister e Profa. Ma. Lígia Pelosi Mendonça.
De acordo com o coordenador do curso Prof. Me. Wellerson Costa Faria, o estágio é primordial por permitir ao aluno colocar em prática todo o aprendizado obtido na sala de aula e nos laboratórios. Pontuou que para a população é a oportunidade de ter um serviço de excelência. “Sempre buscamos a melhoria dos processos em saúde. É verificado o trabalho com a comunidade, buscando uma formação superior dos acadêmicos, o que é uma prática no UNIFOR-MG. Nesse sentido, o Centro Universitário de Formiga é destaque no quesito resolutividade em procedimentos fisioterapêuticos. Um exemplo é a CLIFOR, onde são realizados cerca de mil atendimentos por mês via SUS.”
A Clínica recebe os pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a demanda das unidades de saúde do município.
Tratamento
Quanto ao mercado para o Fisioterapeuta, o Prof. Me. Wellerson Costa Faria afirmou que está em alta o tratamento de sintomas relacionados à síndrome pós-Covid, como falta de condicionamento físico e outras complicações motoras e cardiorrespiratórias.
O Prof. Me. Wellerson Costa Faria comentou ainda a importância da Fisioterapia em Promoção de Saúde, Prevenção, Manutenção, Recuperação e Reabilitação. “Esse segmento tem como foco o cuidado ao paciente e não com a doença. A pessoa será orientada a adotar hábitos saudáveis para ter melhor qualidade de vida e evitar problemas futuros”.