icone buscar
Histórico – CDARQ

Histórico – CDARQ

segunda-feira, 24 de agosto de 2015.
Histórico – CDARQ

O CDArq, inicialmente, denominado Arquivo Geral, surgiu da necessidade urgente de resgatar, preservar, organizar e custodiar a memória histórica e administrativa de 36 anos de constituição da Instituição, bem como da necessidade de desobstruir o espaço físico das unidades administrativas e acadêmicas, que por falta de uma política de eliminação e local apropriado se encontravam comprometidas pelo acúmulo excessivo de papéis; além de servir de laboratório para o curso de Biblioteconomia.
Teve suas atividades iniciadas precariamente em fevereiro de 2002. Em julho de 2002 foi inaugurado o prédio do então Arquivo Geral, e em agosto de 2002 as atividades começaram nas novas dependências (Prédio 3 – 2º andar).

É mantido pela Fundação Educacional de Formiga-MG – FUOM e está vinculado à Coordenação dos Departamentos de Recursos Humanos / CDArq.

Em fevereiro de 2006 foi modificada a denominação “Arquivo Geral” e através da Resolução nº 1/2006 do Conselho Diretor da FUOM foi instituído oficialmente o CDArq – Centro de Documentação Arquivística.

Finalidade manter sob controle a produção, custódia e organização da documentação da FUOM, através da aplicabilidade de metodologias e técnicas arquivísticas que assegurem e agilizem o acesso à informação e preservação dos documentos que integram o patrimônio documental da instituição.

Seu fundo documental é constituído por documentos impressos / manuais / iconográficos / fotográficos / projetos de engenharia, produzidos e recebidos pela mantenedora FUOM, de suas atividades-meio e atividades-fim, desde sua criação, em 1963 como Universidade do Oeste de Minas, em 1965 como Fundação Universidade do Oeste de Minas (FUOM), em 1990 como Fundação Educacional Comunitária Formiguense  e em 2014 como Fundação Educacional de Formiga-MG,  referente às suas unidades administrativas e acadêmicas: Colégio de Aplicação Unidades I e II, Centro Universitário de Formiga – UNIFOR/MG e Clube UNIFOR-MG.

Utiliza para organização do acervo: Código de Classificação de Documentos, Tabela de Temporalidade, formulários e etiquetas.
Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. “Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

fique por dentro

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET
23 de abril de 2024

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET

Pular para o conteúdo