II Fórum de Biblioteconomia do UNIFOR-MG

sexta-feira, 03 de abril de 2009.
II Fórum de Biblioteconomia do UNIFOR-MG

Palestras e Projeto Leitores em Rede promovem capacitação técnica e interação entre participantes

O II Fórum de Biblioteconomia realizado pelo UNIFOR-MG através da coordenação do Curso, com o apoio do ICSAE (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas) atingiu as expectativas. O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 e envolveu a comunidade acadêmica, profissionais da área e a população.

A coordenadora do Curso, Profa. Ms. Sônia Lúcia Silva, explicou que o evento foi organizado com o objetivo de proporcionar a capacitação técnica e científica dos alunos, discutindo temas relevantes relacionados à Biblioteconomia e também às condições da prática social do bibliotecário.

No primeiro dia do evento, foram duas atividades. Às 19h15 foi proferida uma palestra com o tema "Políticas Públicas Culturais" pelo Prof. Clésio Barbosa Lemos Júnior. Ele é graduado em Arquitetura e Urbanismo, pela Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), e mestrando em Geografia, pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

A segunda atividade ocorreu em seguida, com a apresentação dos alunos Nelson Marcos Ferreira e Maria Inês Passos Pereira Bueno, do sétimo período de Biblioteconomia, que falaram sobre "O profissional Bibliotecário frente às novas ferramentas de comunicação de Web 2.0".

Já no dia 27, às 19h30, o público assistiu à apresentação da Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues sobre o Projeto Mobilizador: "Biblioteca Escolar – Construção de uma Rede de Informação para o Ensino Público". Esteve presente, ainda, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª Região, Kátia Lúcia Pacheco, juntamente com três Conselheiras: Juliana Alves Moreira, Haieska Haum, e Maria Elizabeth de Oliveira da Costa, sendo que Maria Elizabeth é diretora do Sistema de Biblioteca da UFMG e única mineira a fazer parte do Conselho Federal.

A noite do segundo de dia atividades foi finalizada com sorteios de prêmios entre os participantes do evento, pela Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª Região, Kátia Lúcia Pacheco, e da gerente do Portal de Biblioteconomia, Márcia Palhares

Para encerrar a programação do Fórum, ocorreu mais uma edição do Projeto Leitores em Rede, que tem como objetivo incentivar a leitura e a disseminação do hábito de ler. O projeto foi realizado na Praça Getúlio Vargas, envolvendo todos os que passavam pelo local. Para isso, os estudantes de Biblioteconomia, muitos fantasiados de personagens de estórias, deixaram livros em locais públicos, recitaram poesias para os que passavam pela praça e também dentro dos ônibus da cidade, além de terem promovido atividades circences e educativas junto as crianças.

A realização do UNIFOR-MG também teve como finalidade comemorar o Dia do Bibliotecário, celebrado no dia 12 de março, presenteando os alunos, egressos e professores do Centro Universitário, além de bibliotecários das Redes Pública, Municipal e Particular de Ensino.

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS
18 de abril de 2024