
III ENAFISIO aborda assuntos relacionados à Fisioterapia e atenção básica à saúde
segunda-feira, 09 de novembro de 2015.
O III ENAFISIO (Encontro Acadêmico de Fisioterapia do UNIFOR-MG), promovido nos dias 28 e 29 de outubro, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, contou com palestras sobre diversos temas e uma mesa redonda interdisciplinar.
O evento teve como intuito integrar conhecimentos entre os acadêmicos e profissionais da área de Fisioterapia, proporcionando, também, o acesso a informações atualizadas para permitir ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mercado de trabalho.
Além disso, o ENAFISIO teve como proposta fornecer aos participantes a consciência da necessidade do constante aprimoramento e autoaprendizagem; propiciar uma visão integral da profissão que permita ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mercado de trabalho; fortalecer no ensino de graduação uma perspectiva de Iniciação Científica; favorecer a apropriação de conhecimentos que possibilitem a produção de alternativas e inovações para novas formas de atuação profissional no âmbito coletivo, hospitalar e clínico; bem como proporcionar ao acadêmico e profissionais o desenvolvimento das suas habilidades e competências.
No primeiro dia do evento, foram ministradas três palestras por egressos do UNIFOR-MG. A primeira delas teve como tema “Vivência e experiência profissional no setor público e privado da Fisioterapia”, ministrada pelo fisioterapeuta Carlos Henrique Antônio Giarola. Em seguida, Fabiane Lopes Faria abordou sobre o “Papel do fisioterapeuta nas DCMs e sua relação multidisciplinar”. Para finalizar, Francielli Cardoso Brito explanou sobre “Fisioterapia dermatofuncional: perspectivas atuais e futuras”.
O segundo dia do ENAFISIO reuniu diversos profissionais na Mesa Redonda: “Integralidade, humanização, gestão e interdisciplinaridade na atenção básica à saúde”, quando houve uma ampla discussão sobre o assunto em pauta.
Os componentes da mesa foram: o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco; a egressa do curso de Fisioterapia Lorena Catharine Silva Cravo; o Prof. Diequison Rite da Cunha; o secretário municipal de Saúde de Formiga, Gonçalo Faria; a representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), Kênia Silveira Carvalho Damasio, e a fisioterapeuta na clínica de Fisioterapia Municipal e na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piumhi-MG, Marisa Fátima Ferreira.
No ato da inscrição para o evento, os acadêmicos doaram um quilo de alimento não perecível. Os donativos foram repassados ao projeto social Tatame do Bem. O idealizador do projeto, Rodrigo Assalin, egresso do UNIFOR-MG, esteve presente no segundo dia do ENAFISIO para receber os alimentos arrecadados e agradeceu por esse gesto de solidariedade e valiosa contribuição do curso de Fisioterapia.