IV Seminário de Iniciação Científica do UNIFOR-MG

terça-feira, 23 de outubro de 2007.
IV Seminário de Iniciação Científica do UNIFOR-MG
Durante três dias, o evento promoveu palestras e apresentação de trabalhos de pesquisa-iniciação científica, em todo o campus

O UNIFOR-MG realizou, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o IV Seminário de Iniciação Científica e a IV Mostra de Extensão do Centro Universitário de Formiga. O evento teve como tema Ética na Pesquisa e como objetivo socializar o conhecimento acadêmico, produzido por professores e alunos, juntamente com a sociedade, nas diferentes áreas temáticas.

A abertura do seminário foi realizada, às 19:00 h, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG, com a presença do gerente de Propriedade Intelectual da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), Dr. Ediney Neto Chagas, e do Prof. Dr. João Carlos Pinto Dias, do Centro de Pesquisas Rene Rachou/CPqRR –  FIOCRUZ, de Minas Gerais.

Dr. Ediney Neto Chagas e o Prof. Dr. João Carlos Pinto Dias proferiram palestras, aos alunos e professores presentes, a respeito do desenvolvimento de pesquisas, bolsas de estudo e importância da ética perante as atividades desenvolvidas nos trabalhos. O representante da FAPEMIG anunciou, também, que, para o ano de 2008, o UNIFOR-MG, que  já possui dez bolsas de iniciação científica, contará com mais cinco, que serão destinadas a acadêmicos que desenvolvem trabalhos de pesquisa. Segundo ele, “esse benefício só foi entregue, ao Centro Universitário, devido à importância e seriedade dos trabalhos desenvolvidos no campus. As cinco bolsas que foram acrescentadas não representam o limite máximo de benefícios, caso seja possível, o UNIFOR-MG poderá ser agraciado com um número maior de auxílios”, afirmou.

No dia 18, a partir das 19:00 h, apresentações de trabalhos científicos foram feitas nas Salas de Multimeios 1, 2 e 4 do campus. As áreas de Ciências Humanas e Saúde, Direito e Ciências Biológicas foram abordadas pelos representantes dos projetos. Também foram apresentadas palestras, com os professores do UNIFOR-MG: Danilo Barbosa, Frederico Dutra Santiago, Juliano Vitor de Lima, Stênio Nunes Alves e Juraci Lourenço Teixeira.

No dia 19, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG, uma palestra foi proferida pela diretora do Instituto de Ciências da Saúde do Centro Universitário, Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua. Além disso, alunos apresentaram trabalhos nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Saúde. Na Sala de Multimeios 2 do campus, além de uma palestra, proferida pelo professor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Rodrigo Eufrásio de Freitas, acadêmicos apresentaram trabalhos nas áreas de Ciências Sociais e Aplicadas. Na Sala de Multimeios 1, foram apresentados projetos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, além de palestras, que foram proferidas pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira, e pela coordenadora de Ciências Biológicas e Química, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro.

IV Mostra de Extensão
Além das palestras e trabalhos apresentados, também fez parte do IV Seminário de Iniciação Científica do Centro Universitário de Formiga, a IV Mostra de Extensão. Painéis ficaram expostos, na Praça de Alimentação 1 do campus, durante os dias 18 e 19. Os quadros representavam, por meio de textos, fotos e gráficos, os projetos de extensão desenvolvidos pelo UNIFOR-MG.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”