Pesquisa no UNIFOR-MG pode conscientizar escolares de Formiga

quarta-feira, 19 de setembro de 2007.
Pesquisa no UNIFOR-MG pode conscientizar escolares de Formiga

Os alunos Diequison Rite e Edimara Melo, do quinto período de Fisioterapia do UNIFOR-MG, desenvolveram um projeto de pesquisa para avaliar o peso das mochilas escolares dos alunos do Ensino Fundamental de Formiga/MG.

A partir de estudos feitos em sala de aula, os acadêmicos detectaram a importância de cuidar dos hábitos posturais, desde a infância, para evitar danos mais sérios na vida adulta. De acordo com os pesquisadores, "há um peso padrão, recomendado pelos estudiosos da área, que é avaliado tendo como base o peso corpóreo de cada criança e o peso da mochila".

Para desenvolver o projeto, os acadêmicos pesaram e mediram as crianças da quinta série e mochilas usadas por elas, das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, anotando os dados em fichas previamente elaboradas e orientados pela professora Ana Paula Maia Lima, que acompanhou o projeto desde o início.

Com as anotações, os pesquisadores avaliaram que a maioria das crianças têm mochilas com o peso padrão; porém, uma boa porcentagem encontra-se fora do estabelecido, o que acarreta problemas posturais futuros.

Os autores do projeto afirmam que "hábitos posturais incorretos, vivenciados na infância, comprometem o desenvolvimento global do ser humano. Uma medida a ser tomada é fazer um projeto de conscientização da comunidade escolar sobre saúde, de modo geral, e sobre postura, de modo específico. Assim, faremos um trabalho de saúde coletiva nos meios escolares".

Para a pró-reitora de Apoio Acadêmico, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário, Dagmar Damasceno, é muito importante, para os alunos e para a instituição, a realização de pesquisas como essa. "Quando um curso propicia, ao aluno, oportunidades de investigação, a produtividade aumenta e os trabalhos se tornam referência para tomadas de decisões, tanto na comunidade escolar quanto na própria sociedade, com base em estudos científicos. É a pesquisa contribuindo para o desenvolvimento do município", afirmou a professora.

ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM PARTICIPARÃO DE MINICURSO QUE ABORDARÁ A SAÚDE DO IDOSO

SAAEMG REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO UNIFOR-MG

SAAEMG REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO UNIFOR-MG

DIVULGADO EDITAL COM HORÁRIOS DA VOTAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS CORPOS DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DO UNIFOR-MG