Professor do UNIFOR-MG conclui curso de mestrado

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009.
Professor do UNIFOR-MG conclui curso de mestrado

O professor do UNIFOR-MG Tiago Clarimundo Ramos, com graduação em Física e Especialização em Ensino de Matemática, concluiu, no dia 10 de dezembro, o curso de Mestrado em Ensino de Física, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Natural de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, o prof. Ms. Tiago Clarimundo leciona a disciplina Física Geral nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG.
O tema da tese do professor é “Uma abordagem experimental das propriedades dos corpos deformáveis no Ensino de Física Geral para os cursos de Engenharia”. O Prof. Ms. Tiago explicou que, tendo em vista que grande parte dos livros tradicionais de Física Geral que são adotados nos cursos de Engenharia dedica-se muito ao estudo dos corpos rígidos e faz um tratamento curto com relação à mecânica dos corpos deformáveis, surgiu a idéia de apresentar no mestrado uma proposta para o laboratório de Física de Geral. “Com base na exploração teórica feita pelo Feynman no Lectures on Physics, elaborei uma seqüência de experimentos envolvendo ensaios de tração com borracha, buscando favorecer a formação de conceitos básicos de elasticidade como Módulo de Young, Coeficiente de Poisson, Módulo de Compressibilidade, entre outros. Os novos conceitos são inseridos somente a partir do momento em que os alunos tomam consciência de suas necessidades. Todas as atividades foram testadas com alunos de Engenharia do UNIFOR-MG e, no final, apresentei um desafio, no qual os alunos precisaram utilizar os novos conceitos para analisar um problema diferente envolvendo o arqueamento de uma borracha. Os resultados obtidos mostraram que houve desenvolvimento dos conceitos nos alunos. Mediante os resultados alcançados, a abordagem experimental desenvolvida em meu trabalho se mostrou eficiente e indicada para ampliar nos alunos a capacidade de compreender problemas envolvendo as deformações dos materiais”, explicou o professor.
Sobre o curso do mestrado, o professor comentou que teve uma ótima experiência. “Estou muito feliz com esta conquista. Recentemente, recebi um convite para dar um minicurso para professores na PUC de Belo Horizonte. Publiquei um artigo e estou com outro para ser publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física. Em breve, pretendo também ingressar no doutorado”, enfatizou o Prof. Ms. Tiago.

Da direita para a esquerda os membros da banca de avaliação de Mestrado: o orientador Prof. Dr. Lev Vertchenko; o Prof. Dr. José Roberto Faleiro Ferreira; o professor do UNIFOR-MG Prof. Ms  Tiago Clarimundo Ramos; e a Profa. Dra. Agnela da Silva Giusta

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG