Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG

sexta-feira, 16 de abril de 2010.
Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG

O desafio diário do UNIFOR-MG é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e saber utilizá-los. É dentro desta perspectiva que a inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

O Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG foi implementado em 2007 e, atualmente, oferece três modalidades de bolsas para alunos do Ensino Superior e uma modalidade para alunos de Ensino Médio. São elas:

1) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEMIG): administrado diretamente pelas instituições, com o fomento e supervisão da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), e privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica;

2) Fundo de Apoio à Iniciação Científica – (FAPIC/Reitoria): programa mantido pela Reitoria do UNIFOR-MG, que tem como finalidade fomentar a Iniciação Científica no Centro Universitário, com descontos nas mensalidades de valores determinados, anualmente, pelo Conselho Superior de Normas;

3) Programa de Iniciação Científica Voluntário (PICV): criado em 2009, tem como finalidade incentivar os acadêmicos dos períodos iniciais a ingressarem na Iniciação Científica. O aluno não recebe bolsas institucionais ou isenção de mensalidades escolares, entretanto, goza de todos os outros benefícios provenientes da participação na iniciação científica;

4) Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC JR): em fase de implantação, tem como finalidade inserir alunos do Ensino Médio de escolas públicas em atividades de pesquisa científica, visando à construção de interações com o ambiente científico, por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa.

O Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG está vinculado à Diretoria Geral de Ensino e, atualmente, é coordenado pela Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP) do UNIFOR-MG, que fica no Prédio 2, 2º andar. O telefone para contato é: (37) 3329-1421.

Coluna

A partir dessa semana, o “Resuminho” irá publicar, quinzenalmente, a coluna Iniciação Científica. Nesse espaço, serão editadas informações sobre os projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no UNIFOR-MG e depoimento dos professores e alunos envolvidos. Confira! Conheça como são feitas as pesquisas e como fazer parte delas!

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO