
Projeto RECIFOR recebe apoio de instituições de Formiga
sexta-feira, 26 de março de 2010.
O UNIFOR-MG e o Ministério Público recebem apoio de instituições de Formiga/MG no Projeto RECIFOR (Associação dos Recicladores Formiguenses). A entidade, que realiza triagem de lixo reciclável, receberá das instituições resíduos de papéis brancos para aproveitamento.A ação conjunta irá beneficiar, financeiramente, a Associação, aumentar o percentual de coleta de recicláveis, contribuir com a preservação do meio ambiente, além de poder suscitar outras iniciativas ecologicamente responsáveis.
O Projeto RECIFOR tem como objetivo promover o fortalecimento da Associação, desenvolvendo a consciência cooperativista e possibilitando a adoção de métodos de gestão eficiente. O projeto partiu da iniciativa do Ministério Público, que buscou a parceria do Centro Universitário para desenvolvê-lo.
O encontro que marcou a adesão das instituições foi realizado na manhã do dia 23 de março, no UNIFOR-MG. Na ocasião, compareceram representantes do Centro Universitário, Prefeitura de Formiga, Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, Tribunal de Justiça do Trabalho, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – 16a Subseção, CEMIG, ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), UNIMED, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco HSBC, Banco Itaú, Banco Mercantil, Banco Real, Caixa Econômica Federal, SICOOB/CREDIFOR, SICOOB/FORMICRED, UNICRED, Santa Casa de Caridade de Formiga e o Sindicato dos Contabilistas.
O coordenador do projeto, professor do UNIFOR-MG, José Ivo da Silva, explicou que o objetivo da parceria é fazer um melhor aproveitamento do papel branco usado na cidade, além de aumentar a renda dos catadores da Associação dos Recicladores Formiguenses, incorporando ao Projeto RECIFOR mais um reciclável, o papel branco.
Segundo o Prof. José Ivo, a finalidade da reunião foi conseguir adesão à idéia da reciclagem pelos representantes das instituições geradoras de resíduo de papel branco. Ele explicou que todo o material deverá ser fragmentado, especialmente o de conteúdo sigiloso. Para isso, também foi posto em pauta a discussão de uma logística para fragmentação e recolhimento do material reciclado.
A promotora Dra. Luciana Imaculada de Paula anunciou a aquisição de uma máquina fragmentadora de grande porte para servir à causa no município e, em seguida, o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, ofereceu o Centro Universitário para abrigar a máquina e servir de pólo para as entidades fragmentarem seu resíduo de papel branco.
Outra contribuição do UNIFOR-MG à parceria será na exploração do conhecimento acadêmico de alunos, supervisionados pelas coordenações dos cursos do Centro Universitário, na gestão e funcionamento da RECIFOR.
Após a discussão de peculiaridades da execução do projeto, ficou determinada a confecção de questionários, que serão encaminhados aos parceiros da iniciativa para que respondam sobre as características da produção de resíduo de cada instituição.
Da esquerda para a direita, o coordenador do projeto, Prof. José Ivo da Silva; o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; a Promotora Luciana Imaculada de Paula; e o secretário municipal de Gestão Ambiental, Paulo Roberto Coelho Rocha