icone buscar
Projeto RECIFOR recebe apoio de instituições de Formiga

Projeto RECIFOR recebe apoio de instituições de Formiga

sexta-feira, 26 de março de 2010.
Projeto RECIFOR recebe apoio de instituições de Formiga

 
O UNIFOR-MG e o Ministério Público recebem apoio de instituições de Formiga/MG no Projeto RECIFOR (Associação dos Recicladores Formiguenses). A entidade, que realiza triagem de lixo reciclável, receberá das instituições resíduos de papéis brancos para aproveitamento. A ação conjunta irá beneficiar, financeiramente, a Associação, aumentar o percentual de coleta de recicláveis, contribuir com a preservação do meio ambiente, além de poder suscitar outras iniciativas ecologicamente responsáveis.

O UNIFOR-MG e o Ministério Público recebem apoio de instituições de Formiga/MG no Projeto RECIFOR (Associação dos Recicladores Formiguenses). A entidade, que realiza triagem de lixo reciclável, receberá das instituições resíduos de papéis brancos para aproveitamento.A ação conjunta irá beneficiar, financeiramente, a Associação, aumentar o percentual de coleta de recicláveis, contribuir com a preservação do meio ambiente, além de poder suscitar outras iniciativas ecologicamente responsáveis.

 

O Projeto RECIFOR tem como objetivo promover o fortalecimento da Associação, desenvolvendo a consciência cooperativista e possibilitando a adoção de métodos de gestão eficiente. O projeto partiu da iniciativa do Ministério Público, que buscou a parceria do Centro Universitário para desenvolvê-lo.

 

O encontro que marcou a adesão das instituições foi realizado na manhã do dia 23 de março, no UNIFOR-MG. Na ocasião, compareceram representantes do Centro Universitário, Prefeitura de Formiga, Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, Tribunal de Justiça do Trabalho, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – 16a Subseção, CEMIG, ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), UNIMED, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco HSBC, Banco Itaú, Banco Mercantil, Banco Real, Caixa Econômica Federal, SICOOB/CREDIFOR, SICOOB/FORMICRED, UNICRED, Santa Casa de Caridade de Formiga e o Sindicato dos Contabilistas.

 

O coordenador  do projeto, professor do UNIFOR-MG, José Ivo da Silva, explicou que o objetivo da parceria é fazer um melhor aproveitamento do papel branco usado na cidade, além de aumentar a renda dos catadores da Associação dos Recicladores Formiguenses, incorporando ao Projeto RECIFOR mais um reciclável, o papel branco.

 

Segundo o Prof. José Ivo, a finalidade da reunião foi conseguir adesão à idéia da reciclagem pelos representantes das instituições geradoras de resíduo de papel branco. Ele explicou que todo o material deverá ser fragmentado, especialmente o de conteúdo sigiloso. Para isso, também foi posto em pauta a discussão de uma logística para fragmentação e recolhimento do material reciclado.

 

A promotora Dra. Luciana Imaculada de Paula anunciou a aquisição de uma máquina fragmentadora de grande porte para servir à causa no município e, em seguida, o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, ofereceu o Centro Universitário para abrigar a máquina e servir de pólo para as entidades fragmentarem seu resíduo de papel branco.

 

Outra contribuição do UNIFOR-MG à parceria será na exploração do conhecimento acadêmico de alunos, supervisionados pelas coordenações dos cursos do Centro Universitário, na gestão e funcionamento da RECIFOR.

 

Após a discussão de peculiaridades da execução do projeto, ficou determinada a confecção de questionários, que serão encaminhados aos parceiros da iniciativa para que respondam sobre as características da produção de resíduo de cada instituição.

 

O projeto começará a ser executado na primeira semana de maio, quando iniciará a coleta do papel branco junto às entidades. No dia 08 de maio, será realizado um ciclo de palestras com os membros da RECIFOR, para explicar sobre o funcionamento da parceria e comemorar, junto aos integrantes da RECIFOR, o “Dia do Trabalho”. No encontro, haverá palestras sobre cooperativismo e uma etapa do Projeto Saúde Solidária, quando, os membros da RECIFOR poderão receber informações nutricionais, fazer aferição de pressão arterial e exame de glicemia, dentre outras ações.

 

 

{mosimage}
 
{mosimage}
Da esquerda para a direita, o coordenador do projeto, Prof. José Ivo da Silva; o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; a Promotora Luciana Imaculada de Paula; e o secretário municipal de Gestão Ambiental, Paulo Roberto Coelho Rocha

 

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo