
Realizada mais uma edição do Projeto Sábado Geológico
quinta-feira, 14 de abril de 2011.
As pesquisas de campo ocorreram na região da Cachoeira da Cerâmica, Morro da Melancia e Serrinha. De acordo com o professor responsável, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, os estudantes puderam observar a complexidade petrográfica da região.
O professor destacou que os locais visitados são extremamente relevantes para o estudo porque permitem o acesso a afloramentos de diversos tipos de rochas. Na oportunidade, os alunos puderam coletar várias amostras de rochas.
Os alunos do curso de Ciências Biológicas puderam coletar amostras de formação ferrífera bandada (FFB), rocha constituída de magnetita, martita e hematita, alternadas com quartzo e silicatos, formada, inicialmente, pela oxidação do ferro dissolvido nos mares primitivos, devido à fotossíntese de colônias de Cyanobactérias (do grego: Cyano= azul e bactéria). “As FFB estão entre as mais antigas rochas conhecidas no planeta e são as mais antigas evidências de vida na Terra, juntamente com os estromatólitos (icnofósseis). As formações ferríferas bandadas afloram em uma grande extensão e são magnéticas. A idade destas rochas pode atingir cerca de três bilhões de anos”, explicou o Prof. Anísio.
Os alunos em rocha granítica do Morro da Melancia